Bombinhas

Bombinhas-SC
banner

Bem-vindo a Bombinhas!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Bombinhas, fotos, informações, os principais hotéis de Bombinhas, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Bombinhas, localizada no estado de Santa Catarina (SC), foi fundada no ano de 1993. A localidade está em uma altitude de 32m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 6.544 habitantes. A área total de Bombinhas é de 36,6km², e sua densidade demográfica é de 178,80hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Bombinhas-SC é 88215-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Bombinhas é um município brasileiro muito especial situado no estado de Santa Catarina. Criado em 30 de Março de 1992, tendo sido Bombinhas separado do Município de Porto Belo.

Bombinhas é também conhecida como a Capital do Mergulho Ecológico, rico em belezas naturais, um verdadeiro refúgio em Santa Catarina. O Município fica a menos de 1 hora de Florianópolis e Navegantes, cidades onde se encontram os principais aeroportos do litoral catarinense.

Bombinhas é muito visitado por turistas, sendo isso uma das principais fontes de renda da cidade, seguido pela maricultura, criação de mariscos e ostras, e também a pesca artesanal.

A pesca é extremamente rica na região devido ao encontro de diversas correntes marítimas, favorecendo sempre a pesca farta.

Bombinhas é reconhecida como um dos 10 balneários mais lindos do Brasil. Entre suas maravilhas estão as praias, sendo as mais conhecidas, Bombas, Bombinhas, Canto Grande, 4 Ilhas, Zimbros e Mariscal.

A paisagem paradisíaca é propícia e convida moradores e visitantes à prática de esportes náuticos, como windsurfe e surf.

Em bombinhas os amantes do mergulho também ficam em êxtase, pois o local conta com diversas operadoras e escolas de mergulho, reconhecidas internacionalmente. Suas águas são claras e transparentes, um dos motivos de ter caído nas graças dos mergulhadores amadores e profissionais.

Bombinhas faz parte da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, um centro de estudos científicos de suma importância da fauna e flora marinha.

A gastronomia de Bombinhas também é um ponto alto da região, pratos saborosos são preparados com frutos do mar, a culinária é simples, porém o sabor é requintado, deixando quem saboreia com gostinho de quero mais.

Todas as preparações são feitas com ingredientes de primeira linha e frescos, já que Bombinhas é um centro de criação de mariscos, ostras e possui uma pesca abundante.

Os restaurantes do município são excelentes, repletos de variedades em especialidades da região. Em Bombinhas você com certeza encontrará prazeres gastronômicos, visuais e climáticos, desfrutando de momentos inesquecíveis.

Três Unidades de Conservação fazem parte de Bombinhas: Parque Municipal da Galheta, Parque Municipal do Morro dos Macacos e a Área de extremo Interesse Ecológico da Costeira de Zimbros, onde são realizadas caminhadas ecológicas em trilhas construídas pelos antigos moradores na floresta.

O nome da cidade é devido ao barulho das ondas batendo na areia que lembra o estalo de uma bombinha.

Todos os visitantes também se encantam com as belíssimas ilhas que ajudam a engrandecer as atrações locais, são elas:

Ilha do Arvoredo, Ilha das Galés, Ilha Deserta, Ilha do Macuco e Calhau de São Pedro.

Em algumas ilhas o acesso de barco é bem difícil, pois os locais são desabrigados e as correntes marítimas muito fortes, sendo assim aconselhadas para mergulhadores experientes.

Informações de Bombinhas

Roteiros do Brasil

Região Rota do Sol

Costa Esmeralda

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Bombinhas é um município brasileiro do estado de Santa CatarinaOs portugueses açorianos fugindo das freqüentes invasões piratas no Arquipélago de Açores chegaram à região no início do século XVIII e fundaram o povoado de Vila Nova Ericeira hoje Porto Belo. Os colonos surpreenderam-se com a beleza do lugar e com o barulho das ondas quebrando na praia - daí a origem do nome atual de Bombinhas. Mas foi apenas na década de 1960 que a região foi descoberta pelos turistas. Atraídos pelas belezas naturais do município eles passaram a freqüentar as praias ainda que os acessos fossem ruins. Os padres salesianos construíram o Retiro dos Padres hoje transformado em pousada. É o menor município de Santa Catarina, com uma área de 34,5 km². É uma península um pouco acidentada e apresenta em sua configuração geográfica saliências (morros e pontas), reentrâncias (enseadas), costões pedregosos com escarpas abruptas em alguns locais e diversas praias.

Significado do Nome:

Seu nome deve-se ao estampido que suas areias monazíticas produzem ao serem friccionadas.

Aniversário da Cidade:

15 de Março

Gentílico:

bombinense

População:

19.769 habitantes - estimativa IBGE/2019

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Município localizado, em grande parte, dentro da Reserva Biológica do Arvoredo, abrigado praias tranquilas com infra-estrutura turística, conhecida como a Capital do Mergulho Ecológico, Bombinhas é um ponto de encontro internacional para os mergulhadores, pois oferece águas transparentes, temperatura agradável, diversas ilhas e naufrágios. O folclore da Cidade está representado pela tradição açorianas, o Pau-de-Fita, o Boi-de-Mamão, Ternos de Reis e a Pesca da Tainha.

Clima:

Temperado quente

Temperatura Média:

19,5º C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Partindo de Florianópolis: BR-101 até Balneário de Camboriú e daí SC-412

Localização:

Município da Região do Vale do Itajaí no Estado de Santa Catarina

Limites:

Porto Belo e Oceano Atlântico

Acesso Rodoviário:

BR-101 e SC-412

Distâncias:

70 Km da Capital

hspace=0 TURISMO:

Principais Pontos Turísticos:

Além da beleza das 19 praias do município e da tranqüilidade do lugar Bombinhas é conhecida pelos cursos de mergulho ecológico e pela Reserva Biológica Marinha do Arvoredo. Situada a 3km da praia é o local preferido dos mergulhadores.

Natureza

Para quem gosta do contato direto com a natureza não faltam atrações em Bombinhas. A cidade situa-se nas encostas da Serra do Mar numa área de muito verde e de Mata Atlântica preservada com várias opções de lazer e esportes de natureza.

Turismo Sub-aquático

Durante o verão são oferecidos passeios diários de barco pela costa com passagem pelas ilhas da reserva. Acompanhados de instrutores e bem orientados os passageiros podem mergulhar e ter sua aventura submarina filmada por profissionais.

Praias

A Praia de Bombinhas tem águas muito claras calmas com ótima visibilidade e é muito movimentada no verão. Na Praia de Bombas um pouco maior o mar é mais agitado dependendo do vento. Vale visitar Mariscal uma das praias mais bonitas especialmente ao nascer do sol; Zimbros localizada numa baía ideal para esportes aquáticos e onde os turistas podem conviver com os pescadores artesanais; Ingleses uma pequena praia com muitas belezas naturais também conhecida como Retiro dos Padres; Tainha de grande importância sócio-ambiental; Canto Grande com suas duas praias – uma de mar aberto e outra voltada para a Baía de Zimbros com águas calmas e exuberantes e a Praia da Sepultura que apresenta belos rochedos e grande variedade de fauna e flora marinhas constituindo-se em importante point para mergulho ecológico.

Infra-estrutura turística

A cidade tem completa infra-estrutura turística hoteleira e de lazer com quase 5.000 leitos em hotéis pousadas hotéis-residências e campings. Há bons restaurantes centros de compras e de serviços. Além disso Bombinhas fica próxima de grandes centros urbanos como Balneário Camboriú e Florianópolis. 

hspace=0 EVENTOS:

Campeonato de Caça ao Lixo

Data: 27 de Janeiro

Festa de Nossa Senhora dos Navegantes

Data: 2 de Fevereiro

Festa da Reserva do Arvoredo

Data: 9 de Fevereiro

Regata de Bambinhas e Mergulho dos Ossos

Data: Fevereiro

Aniversário do Município

Data: 15 de Março

Festa do Pescador

Data: 5 de Agosto

Semana do Meio Ambiente

Data: 19 de Setembro

Passeio Ciclístico de Bombinhas

Data: Outubro

Festa do Marisco

Data: 10 de Dezembro

Enontro de Motocicliestas de Bombinhas

Data: Dezembro

Abertura da Temporada

Data: 20 de Dezembro 

hspace=0 Informações Úteis:

Prefeitura Municipal de Bombinhas Estado de Santa Catarina

Endereço: R. Baleia Jubarte, 328 - CEP: 88215-000 

E-mail: 

Telefones:  (47) 3393-9500

Sites: https://www.bombinhas.sc.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

TERMINAL RODOVIÁRIO:

Endereço: R. Leão Marinho, 234-288 - CEP: 88215-000

Telefone:  (47) 99220-1074

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

Ofício de registro civil das pessoas naturais e tabelionato de notas

E-mail: [email protected]

Telefones:  (0xx47) 3369-2200 / 3369-2221

Sites: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA: 190

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites:  

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE

 

 

Comentários de Bombinhas

São mais de oito praias que quem gosta da natureza não pode deixar de visitar ,aguas calmas sem ondas, areias limpidadas em uma comunidade simples e simpatica na baixa temporada alugueis acessiveis podendo desfrutar de toda a beleza das praias e ate se tiver coragem dar um mergulho num dos mais belos locais para isso no sul do brasil .vale a pena conferir !
Por: Eder Rosso Bicca

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Bombinhas
Fundação:
1993
Altitude:
32m
População:
6.544 habitantes
Área:
36,6km²
Densidade Demográfica:
178,80hab/km²
CEP:
88215-000

Envie seu comentário sobre Bombinhas