Belém de Maria

Belém de Maria-PE
banner

Bem-vindo a Belém de Maria!

banner

As melhores pousadas em Belém de Maria podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

Informações de Belém de Maria

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Belém de Maria é originária do município de Bonito, nascida de um aglomerado residencial, erguido em 1860. A construção do povoado deve-se aos padres e frades e, principalmente, ao Frei Ibiapina. Devido a construção da Capela de Nossa Senhora das Dores, o núcleo residencial passou a denominar-se Povoado de Belém de Maria. Provavelmente, nesse local onde surgiu o povoado, está hoje a matriz da cidade. Por causa do aumento da população, o povoado foi elevado, em 1910, à categoria de vila de Belém de Maria, como 5º distrito do município de Bonito. Depois passou a integrar o município de Lagoa dos Gatos como um de seus distritos. Em 1930, após a divisão administrativa do Estado, a vila incorporou-se ao município de Catende, até que por Lei Estadual nº 3.340 de 31 de dezembro de 1958, foi constituído município autônomo. Administrativamente, é formado pelo distrito sede e pelo povoado de Batateira. Anualmente, no dia 31 de dezembro Belém de Maria comemora a sua emancipação política. A padroeira da cidade é Nossa Senhora das Dores. 

Gentílico

Belenense

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

31 de Dezembro

População

11.409 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Lugar ótimo para passar as férias. Um lugar de beleza exuberante e muito verde. Venha conhecer Belém de Maria.  

Clima 

Tropical 

Temperatura Média

28º C 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Mata Medirional 

Limites

Ao norte com Bonito, ao sul com Catende, a leste com Catende e a oeste com Lagoa dos Gatos e São Joaquim do Monte. 

Acesso Rodoviário

PE-123, PE-120, PE-126 e BR-101 (via Catende). 

Distâncias:

Da Capital:

160 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Atrativos Naturais

Belém de Maria apresenta atrativos naturais como o Poço da Gata, localizado no Vale do Rio Una, que oferece deliciosos banhos em caldeirões naturais. O ideal é que a visita aos caldeirões seja feita acompanhada por guias, por conta do percurso e da profundidade. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Todas as festas do município são realizadas na Praça da Matriz. O que chama atenção na praça é a calçada em pedras de granito, os canteiros floridos e o Pavilhão de São José, que serve como parada de ônibus intermunicipais.

 Janeiro/Fevereiro

- A Festa do Comércio é a maior comemoração de Belém de Maria e acontece entre janeiro e fevereiro. A festa atrai milhares de pessoas e conta com uma programação bastante intensa, com barracas com comida, artesanato e parque de diversões. Um coreto é montado para apresentação de bandas, artistas locais e realização de bingos.

 Setembro

- As festas populares e religiosas são esperadas pela população de Belém de Maria com ansiedade. A de Nossa Senhora das Dores, padroeira da cidade, acontece em setembro, com novenário, missa campal e procissão. Outro santo homenageado é São José, cuja festa reúne, na praça principal da cidade, barracas com comidas e bebidas, parque de diversões e shows com artistas da região.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BELÉM DE MARIA

E-mail:

Telefones: (81) 3686-1156

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Recife

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (81) 3686-1201

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Belém de Maria

Tenho saudades...Estudei no ENA. Por vafor......avisa pro Francisco Maia(Chiquinho,professor) Pra ele me ligar, aquele moreninho rsrsrsr. Abraços para todos de Belém de Maria.
Por: Edson Correia

PASSEI MINHA INFÂNCIA NESTA CIDADE, ESPERO UM DIA VOLTAR PARA RELEMBRAR MINHA INFÂNCIA, ONDE APRENDI MUITO DA VIDA.
Por: Fredson Lavra

ESTUDEI NO "ENA" DA 4ª A 7ª SERIE DO 1° GRAU, QUANTA SAUDADE MAS SE DEUS QUISER UM DIA VOLTAREI.
Por: Fredson Lavra

minha guerida cidade Belem de Maria cidade gue e abensoada por Deus
Por: edson silva

É uma belíssima cidade, pequena, porém moradores acolhedores, tem vários banhos de cachoeira, agora é interresante que o acesso é com adrenalina, de Catende para lá são poucos km, mas temos 10 Km de curvas, são 40. Incrível. Já tive o prazer de trabalhar como enfermeira do Programa Saúde da Família, no distrito lindo de Batateira. Amo esta cidade.
Por: edneide do nascimento sibaldo

Sempre terei as melhores lembranças, amigos, professores e o prédio central do ENA; tudo isso somado à bela Belém de Maria. Estudei no ano de 1987, 89,92; lembro de alguns amigos tipo o Ronel rios, Daniel Ambrósio e Fábio o nota dez. Ena eternamente um refugio de paz e harmonia, abraços a todos os amigos da inesquecivel cidade acolhedora e humilde Belém de Maria pe.
Por: lisarb paiva

tenho muito vontade de conhecer esta cidade linda pois so cohenço por fotos
Por: cristiane silva

a cidade é bem localisada em um pe de serra linda da zona da mata. ospedeia uma gente de coraçáo bom,
Por: amadeu candido da silva

belem de maria á melhor cidade do mundo para as suas viagens de ferias, cidade hospitalheira de gente simplis mais de pessoas com bom coraçao quem vai nao se arrepende, que ir sempre á esse pequeno paraiso.
Por: leonildo

belem de maria á melhor cidade do mundo para as suas viagens de ferias, cidade hospitalheira de gente simplis mais de pessoas com bom coraçao quem vai nao se arrepende, que ir sempre á esse pequeno paraiso.
Por: leonildo

naici e morei ate meus 16 anos nesta cidade sinto muita saudade qualque dia apareço para matar essa saudade e tomar banho no cajueiro
Por: Josy

Estou muito triste com essa enchente que mais uma vez castiga essa cidade maravilhosa, em 2000, ví de perto o sofrimento dos moradores, hoje estou de longe, em Petrolina, mas sinto muito não está por perto para ajudá-los. Um beijos, Belém de Maria. Que papai do Céu de ilumine.
Por: edneide nascimento sibaldo

é claro que conheço afinal a minha familia começou nessa maravilhosa cidade que pena que eu não nasci ai mas minha familia sim,e eu não tenho palavras pra falar dessa cidade linda.
Por: cleber jose da silva

VIZITEI BELEM DE MARIA E ADOREI A CIDADE, AS PESSOAS , A CULTURA E A EDUCAÇÃO DAS PESSOAS , FOI OTIMA A MINHA PASSAGEM AI EM BELEM , O PREFEITO ESTA DE PARABENS JUNTO COM TODA A CIDADE. CONSEGUIRÃO DEIXAR A CIDADE LIMPA EM POUCOS DIAS. ADOREI BELEM,
Por: MONICA CARVALHO

NASCI E VIVI ATÉ OS 11 ANOS DE IDADE, MEU PAI (NOZINHO -APELIDO ) ERA UMA PESSOA CONHECIDA DA CIDADE , INFELISMENTE ELE VEIO A FALECER LONGE DE SUA CIDADE QUE ELE TANTO AMAVA , ELE GOSTARIA DE TER SIDO ENTERRADO EM BELEM , ESTAMOS EM SP DESDE 1981 E DESDE ENTAO NAO MAIS VOLTEI , ESPERO UM DIA REALIZAR ESTE SONHO.
Por: GENIVAL FERREIRA

amo belem de maria consertesa cidade igual a essa não esixte faz quatro anos qui não moro mais ai quando mim bate a saudade pego onibus e vou logo para air nesse pedasinho do ceu hoje moro em lajedo mais nada comparado com aminha maravinhosa cidade belem vc sempre vai esta no primeiro luga da minha vida
Por: fernanda

a cidade e linda visitei em setembro de 2010 aquele banho conhecido como a mijada da velha um lindo banho q pena q e esquecido pelas alturidades da queli municipio.
Por: amadeu candido da silva

Eu nasci em belém de Maria e como me mudei P/ são paulo muito Cedo,ñ conhecia a História Da minha cidade Natal. Agora pretendo visitá-la P/ ver de perto tudo q li e Vi por aqui!!!
Por: vicenza ana trindade

em belem de maria existe o sitio laje bonita onde tem a casa da joelma e jairo inclusive a casa da celia ocampo de futebl ea pedreira que fica no rio da una.
Por: allan carvalho holanda

Nasci nessa cidade,mais não conheço nada ai, apenas me lembro vagamente do centro,que por sinal é muito pequeno.
Por: vicenza ana trindade

Oi, gente. estou morrendo de saudades da minha cidade q amo de paixão. Um abraço pro Cícero de Celina, por Jairo e Jó,são meus tios. Espero visitar essa cidade linda em breve!!!!!! Felicidades e muita paz pros belenenses.
Por: Edilson Rodrigues da Silva

A cidade mais linda da mata sul e com certeza o melhor lugar do mundo para se viver!
Por: Gilson

até 1.986 eu morava com meus pais em um pequeno sitio perto de batateiras.me alistei para o serviço militar em belém de maria.a ultima vez que estive na cidade foi em 1998.fui participar de um evento da ass.de Deus.gosto demais deste lugar.um abraço a todos.saudades.
Por: francisco lins da silva

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Belém de Maria

Envie seu comentário sobre Belém de Maria

banner