São Paulo

São Paulo-SP
banner

Bem-vindo a São Paulo!

banner

Inúmeras opções de hotéis em São Paulo e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de São Paulo.

A cidade de São Paulo, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1554. A localidade está em uma altitude de 760m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 9.968.485 habitantes. A área total de São Paulo é de 1.528,5km², e sua densidade demográfica é de 6.521,74hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de São Paulo-SP é 01000-000 . Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


A cidade de São Paulo é também capital do estado, possui o maior e principal centro financeiro do país, com isso a cidade se tornou o local que mais fornece empregos no país, também é considerada a cidade mais globalizada do Brasil.

Por possuir a maior quantidade de empresas do país São Paulo também possui o 10º maior PIB do mundo.

A cidade foi fundada em 25 de janeiro de 1554. Ao longo dos anos ao seu redor foram construídos grandes museus, teatros e parques, o que fez com que a economia da região crescesse e se transformasse no que é hoje.

Segue abaixo os pontos turísticos da região:

• Parque Villa-Lobos: Criado no ano de 1987 para homenagear o compositor Heitor Villa-Lobos. O parque possui diversas atividades como, por exemplo, a Vai Pela Sombra que é onde os visitantes fazem as trilhas pelos bosques do parque.

• Zoológico de São Paulo: Um dos zoológicos mais ricos em relação às espécies de animais. Neste ano foi lançado no zoológico o Complexo Laboratorial do Centro de Conservação da Fauna Silvestre do Estado de São Paulo e a Arena Cultural sendo que na arena você poderá ver apresentações musicais, culturais e oficinas de artes. Já o complexo foi feito particularmente para poder garantir a saúde dos animais.

• Baixo Augusta: Tornou-se um local muito bem frequentado pelos os amantes da vida noturna. No local você poderá tanto desfrutar de um ótimo jantar, como ir ao cinema e teatros. O forte da região são mesmo os bares e baladas que podem ir desde o funk ao bolero.

• Centro Cultural de São Paulo (CCSP): O CCSP fica na saída do Metrô Vergueiro, é um dos mais importantes da cultura da região além de ser um ótimo local de lazer. Este centro foi inaugurado em 13 de maio de 1982.

• Cafeterias: A cidade possui lindas cafeterias que oferecem desde os cafés mais simples como os mais chiques e sofisticados. As cafeterias que oferecem esse serviço são Saint Decor, Armani Café, Coffe Lab, Café Boulange, II Barista, Octavio Café, Nicecup, Café Girondino, Santo Grão, dentre outras.

• Museu Afro do Brasil: O museu foi inaugurado em 23 de outubro de 2004 e possui um dos maiores acervos de obras, chegando a mais de cinco mil. O museu fica no Parque Ibirapuera, no pavilhão Padre Manoel da Nóbrega.

• Beco do Batman: Localizado no bairro da Vila Madalena, na rua Gonçalo Afonso e Medeiros de Albuquerque, local dedicado ao grafite da cidade.

Informações de São Paulo

ROTEIROS DO BRASIL

Região Circuito Turístico da Capital

"Terra da Garoa"Sampa"Pauliceia"

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

A fundação de São Paulo insere-se no processo de ocupação e exploração das terras americanas pelos portugueses, a partir do século XVI. Inicialmente, os colonizadores fundaram a Vila de Santo André da Borda do Campo (1553), constantemente ameaçada pelos povos indígenas da região. Nessa época, um grupo de padres da Companhia de Jesus, da qual faziam parte José de Anchieta e Manoel da Nóbrega, escalaram a serra do mar chegando ao planalto de Piratininga onde encontraram ares frios e temperados como os de Espanha e uma terra mui sadia, fresca e de boas águas. Do ponto de vista da segurança, a localização topográfica de São Paulo era perfeita: situava-se numa colina alta e plana, cercada por dois rios, o Tamanduateí e o Anhangabaú.
Nesse lugar, fundaram o Colégio dos Jesuítas em 25 de janeiro de 1554, ao redor do qual iniciou-se a construção das primeiras casas de taipa que dariam origem ao povoado de São Paulo de Piratininga.
Em 1560, o povoado ganhou foros de Vila e pelourinho mas a distância do litoral, o isolamento comercial e o solo inadequado ao cultivo de produtos de exportação, condenou a Vila a ocupar uma posição insignificante durante séculos na América Portuguesa.
Por isso, ela ficou limitada ao que hoje denominamos Centro Velho de São Paulo ou triângulo histórico, em cujos vértices ficam os Conventos de São Francisco, de São Bento e do Carmo.
Até o século XIX, nas ruas do triângulo (atuais ruas Direita, XV de Novembro e São Bento) concentravam-se o comércio, a rede bancária e os principais serviços de São Paulo.
Em 1681, São Paulo foi considerada cabeça da Capitania de São Paulo e, em 1711, a Vila foi elevada à categoria de Cidade. Apesar disso, até o século XVIII, São Paulo continuava como um quartel-general de onde partiam as bandeiras, expedições organizadas para apresar índios e procurar minerais preciosos nos sertões distantes. Ainda que não tenha contribuído para o crescimento econômico de São Paulo, a atividade bandeirante foi a responsável pelo devassamento e ampliação do território brasileiro a sul e a sudoeste, na proporção direta do extermínio das nações indígenas que opunham resistência a esse empreendimento.
A área urbana inicial, contudo, ampliou-se com a abertura de duas novas ruas, a Líbero Badaró e a Florêncio de Abreu. Em 1825, inaugurou-se o primeiro jardim público de São Paulo, o atual Jardim da Luz, iniciativa que indica uma preocupação urbanística com o aformoseamento da cidade.
No início do século XIX, com a independência do Brasil, São Paulo firmou-se como capital da província e sede de uma Academia de Direito, convertendo-se em importante núcleo de atividades intelectuais e políticas. Concorreram também para isso, a criação da Escola Normal, a impressão de jornais e livros e o incremento das atividades culturais.
No final do século, a cidade passou por profundas transformações econômicas e sociais decorrentes da expansão da lavoura cafeeira em várias regiões paulistas, da construção da estrada de ferro Santos-Jundiaí (1867) e do afluxo de imigrantes europeus. Para se ter uma idéia do crescimento vertiginoso da cidade na virada do século, basta observar que em 1895 a população de São Paulo era de 130 mil habitantes (dos quais 71 mil eram estrangeiros), chegando a 239.820 em 1900!). Nesse período, a área urbana se expandiu para além do perímetro do triângulo, surgiram as primeiras linhas de bondes, os reservatórios de água e a iluminação a gás.
Esses fatores somados já esboçavam a formação de um parque industrial paulistano. A ocupação do espaço urbano registrou essas transformações. O Brás e a Lapa transformaram-se em bairros operários por excelência; ali concentravam-se as indústrias próximas aos trilhos da estrada de ferro inglesa, nas várzeas alagadiças dos rios Tamanduatey e Tietê. A região do Bexiga foi ocupada, sobretudo, pelos imigrantes italianos e a Avenida Paulista e adjacências, áreas arborizadas, elevadas e arejadas, pelos palacetes dos grandes cafeicultores .
As mais importantes realizações urbanísticas do final do século foram, de fato, a abertura da Avenida Paulista (1891) e a construção do Viaduto do Chá (1892), que promoveu a ligação do centro velho com a cidade nova, formada pela rua Barão de Itapetininga e adjacências. É importante lembrar, ainda, que logo a seguir (1901) foi construída a nova estação da São Paulo Railway, a notável Estação da Luz.
Do ponto de vista político-administrativo, o poder público municipal ganhou nova fisionomia. Desde o período colonial São Paulo era governada pela Câmara Municipal, instituição que reunia funções legislativas, executivas e judiciárias. Em 1898, com a criação do cargo de Prefeito Municipal, cujo primeiro titular foi o Conselheiro Antônio da Silva Prado, os poderes legislativo e executivo se separaram.
O século XX, em suas manifestações econômicas, culturais e artísticas, passa a ser sinônimo de progresso. A riqueza proporcionada pelo café espelha-se na São Paulo moderna, até então acanhada e tristonha capital.
Trens, bondes, eletricidade, telefone, automóvel, velocidade, a cidade cresce, agiganta-se e recebe muitos melhoramentos urbanos como calçamento, praças, viadutos, parques e os primeiros arranha-céus.
O centro comercial com seus escritórios e lojas sofisticadas, expõe em suas vitrinas a moda recém lançada na Europa. Enquanto o café excitava os sentidos no estrangeiro, as novidades importadas chegavam ao Porto de Santos e subiam a serra em demanda à civilizada cidade planaltina. Sinais telegráficos traziam notícias do mundo e repercutiam na desenvolta imprensa local.
Nos navios carregados de produtos finos para damas e cavalheiros da alta classe, também chegavam os imigrantes italianos e espanhóis rumo às fazendas ou às recém instaladas indústrias, não sem antes passar uma temporada amontoados na famosa hospedaria dos imigrantes, no bairro do Brás.
Em 1911, a cidade ganhou seu Teatro Municipal, obra do arquiteto Ramos de Azevedo, celebrizado como sede de espetáculos operísticos, tidos como entretenimento elegante da elite paulistana.
A industrialização se acelera após 1914 durante a Primeira Grande Guerra mas o aumento da população e das riquezas é acompanhado pela degradação das condições de vida dos operários que sofrem com salários baixos, jornadas de trabalho longas e doenças. Só a gripe espanhola dizimou oito mil pessoas em quatro dias.
Os operários se organizam em associações e promovem greves, como a que ocorreu em 1917 e parou toda a cidade de São Paulo por muitos dias. Nesse mesmo ano, o governo e os industriais inauguram a exposição industrial de São Paulo no suntuoso Palácio das Indústrias, especialmente construído para esse fim. O otimismo era tamanho que motivou o prefeito de então, Washington Luís, a afirmar, com evidente exagero: A cidade é hoje alguma coisa como Chicago e Manchester juntas.
Na década de 20, a industrialização ganha novo impulso, a cidade cresce (em 1920, São Paulo tinha 580 mil habitantes) e o café sofre mais uma grande crise. No entanto, a elite paulistana, num clima de incertezas mas de muito otimismo, frequenta os salões de dança, assiste às corridas de automóvel, às partidas de football, às demonstrações malabarísticas de aeroplanos, vai aos bailes de máscaras e participa de alegres corsos nas avenidas principais da cidade. Nesse ambiente, surge o irrequieto movimento modernista. Em 1922, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Luís Aranha, entre outros intelectuais e artistas, iniciam um movimento cultural que assimilava as técnicas artísticas modernas internacionais, apresentado na célebre Semana de Arte Moderna, no Teatro Municipal.
Com a queda da bolsa de valores de Nova Iorque e a Revolução de 1930, alterou-se a correlação das forças políticas que sustentou a República Velha. A década que se iniciava foi especialmente marcante para São Paulo tanto pelas grandes realizações no campo da cultura e educação quanto pelas adversidades políticas. Os conflitos entre a elite política, representante dos setores agro-exportadores do Estado, e o governo federal, conduziram à Revolução Constitucionalista de 1932 que transformou a cidade numa verdadeira praça de guerra, onde se inscreviam os voluntários, se armavam estratégias de combate e se arrecadavam contribuições da população amedrontada mas orgulhosa de pertencer a uma terra de gigantes.
A derrota de São Paulo e sua participação restrita no cenário político nacional coincidiu, no entanto, com o florescimento de instituições científicas e educacionais. Em 1933, foi criada a Escola Livre de Sociologia e Política, destinada a formar técnicos para a administração pública; em 1934, Armando de Salles Oliveira, interventor do Estado, inaugurou a Universidade de São Paulo; em 1935, o Município de São Paulo ganhou, na gestão do prefeito Fábio Prado, o seu Departamento de Cultura e de Recreação.
Nesse mesmo período, a cidade presenciou uma realização urbanística notável, que testemunhava o seu processo de verticalização: a inauguração, em 1934, do Edifício Martinelli, maior arranha-céu de São Paulo, à época, com 26 andares e 105 metros de altura!
A década de 40 foi marcada por uma intervenção urbanística sem precedentes na história da cidade. O prefeito Prestes Maia colocou em prática o seu Plano de Avenidas, com amplos investimentos no sistema viário. Nos anos seguintes, a preocupação com o espaço urbano visava basicamente abrir caminho para os automóveis e atender aos interesses da indústria automobilística que se instalou em São Paulo em 1956.
Simultaneamente, a cidade cresceu de forma desordenada em direção à periferia gerando uma grave crise de habitação, na mesma proporção, aliás, em que as regiões centrais se valorizaram servindo à especulação imobiliária.
Em 1954, São Paulo comemorou o centenário de sua fundação com diversos eventos, inclusive a inauguração do Parque Ibirapuera, principal área verde da cidade, que passou a abrigar edifício diversos projetados pelo arquiteto Oscar.
 

SIGNIFICADO DO NOME:

O nome São Paulo foi escolhido porque o dia da fundação do colégio foi 25 de janeiro, mesmo dia no qual a Igreja Católica celebra a conversão do apóstolo Paulo de Tarso, conforme disse o padre José de Anchieta em carta à Companhia de Jesus.

ANIVERSÁRIO DA CIDADE:

25 de Janeiro 

GENTÍLICO:

paulistano

POPULAÇÃO:

11.821.876 habitantes - censo IBGE/2013 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

São Paulo é a maior aglomeração urbana do Brasil, destacando-se como uma das grandes metrópolis mundiais. É, também, o maior centro consumidor e produtivo do País e maior centro financeiro da América do Sul, além de oferecer inúmeras opões de lazer e restaurantes. Possui a maior malha rodoviária do País e muitas delas tiveram sua origem nas trilhas abertas por bandeirantes, os maiores desbravadores do Brasil. Seu parque industrial responde por cerca de 10% da produção da indústria nacional. A Cidade se divide em Zonas Norte, Sul, Leste e Oeste. Na parte Centro-Sul, encontra-se a Avenida Paulista, um dos símbolos da Cidade e a região dos Jardins, área nobre da Cidade. Possui trânsito muito congestionado e para amenizar esta situação, existe na Cidade o rodízio de veículos, isto é, de 7:00h às 10:00h e de 17:00h às 20:00h, apenas carros finais de placa liberados podem circular pelas ruas. Nas segundas-feiras os finais 1 e 2 não liberados, assim sucessivamente. Sua Padroeira era Sant´Ana. Em 2008 foi inaugurada uma estátua, em frente à Catedral da Sé, em homenagem ao Apóstolo Paulo de Tarso, à partir dessa data ele se tornou o padroeiro de São Paulo.

CLIMA:

Tropical de altitude

TEMPERATURA MÉDIA:

20º C 

hspace=0 COMO CHEGAR: (Ver Acesso)

LOCALIZAÇÃO:

Capital do Estado de São Paulo. São Paulo está localizada junto à bacia do Rio Tietê, tendo as sub-bacias do Rio Pinheiros e do Rio Tamanduateí papéis importantes em sua configuração.

LIMITES:

São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Diadema, São Vicente, Itanhaém, Juquitiba, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Embu, Jaboatão da Serra, Osasco, Santana do Parnaíba, Cajamar, Caieiras, Mairiporã, Guarulhos, Mauá, Santo André, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos e Ribeirão Pires. 

ACESSOS:

Rodovias de São Paulo:   
 
-SP 310 - Rod. Washington Luiz
Trecho administrado: São Carlos a São José do Rio Preto(Mirassol)
Concessionária: Triângulo do Sol  0800 701 1609
Municípios abrangidos: São Carlos, Ibaté, Araraquara, Ibitinga, Matão, Agulha, Santa Adélia, Pindorama, Pindorama, Catanduva, Elisiário, Urupês, Catiguá, Ibirá, Uchoa, Cedral, São José do Rio Preto, Mirassol.
Pista: Dupla

-SP 326 - Rod. Brigadeiro Faria Lima
Rodovia: SP 326 - Rod. Brigadeiro Faria Lima
Trecho administrado: Matão a Bebedouro
Concessionária: Triângulo do Sol   0800 701 1609
Municípios abrangidos: Matão, Dobrada, Santa Ernestina, Guariba, Jaboticabal, Monte Alto, Taiuva, Taquaral, Pirangi, Bebedouro.
Pista: Simples em quase toda sua extensão. Somente do km 300 ao 307 é que a rodovia é duplicada.

-SP 333 - Rod. Carlos Tonani
Trecho administrado: Borborema a Sertãozinho
Concessionária: Triângulo do Sol   0800 701 1609
Municípios abrangidos: Borborema, Taquaritinga, Jaboticabal, Barrinha, Nova América, Sertãozinho.
Pista: Simples

-SP 323 - Rod. José Delavéquia
Trecho administrado: Pirangi a Monte Alto
Concessionária: Tebe  0800 551 167
Municípios abrangidos: Taquaritinga, Monte Alto, Vista Alegre, Pirangi.
Pista: Simples

-SP 326 - Rod. Brigadeiro Faria Lima
Trecho administrado: Bebedouro a Barretos
Concessionária: Tebe  0800 551 167
Municípios abrangidos: Bebedouro, Colina, Barretos.
Pista: Dupla

-SP 351 - Rod. Comendador Pedro Monte Leone
Trecho administrado: Catanduva a Bebedouro
Concessionária: Tebe  0800 551 167
Municípios abrangidos: Catanduva, Palmares, Paraíso, Bebedouro.
Pista: Simples

-SP 340 - Rod. Adhemar Pereira de Barros
Trecho administrado: Campinas a Mococa.
Concessionária: Renovias  0800 055 9696
Municípios abrangidos: Campinas, Jaguariúna, Santo Antônio da Posse, Mogi-Mirim, Mogi-Guaçu, Estiva, Casa Branca, Mococa.
Pista: Do km 114 Campinas ao km 212 Aguaí pista dupla e do km 212 até a divisa com MG no km 282 pista simples.

-SP 342 - Rod. Adhemar Pereira de Barros
Trecho administrado: São João da Boa Vista a Águas da Prata.
Concessionária: Renovias  0800 055 9696
Municípios abrangidos:
Pista: Simples

-SP 344 - Rod. Dom Thomas Vaquero
Trecho administrado: Aguaí a Vargem Grande do Sul
Concessionária: Renovias  0800 055 9696
Municípios abrangidos:
Pista: dupla do km 200 ao 224, o restante é de pista simples.

-SP 350 - Rod. Dep. Eduardo Vicente Nasser
Trecho administrado: Casa Branca a São José do Rio Pardo
Concessionária: Renovias  0800 055 9696
Municípios abrangidos:
Pista: Simples

-SP 215 - Rod. João Batista de Souza Andrade
Trecho administrado: Vargem Grande do Sul a Casa Branca
Concessionária: Normal
Municípios abrangidos:
Pista: Simples

-SP 310 - Rod. Washington Luiz
Trecho administrado: Cordeirópolis a São Carlos
Concessionária: Centrovias  0800 17 89 98
Municípios abrangidos: Limeira, Cordeirópolis, Santa Gertrudes, Rio Claro, Corumbataí, São Carlos.
Pista: Dupla

-SP 225 - Rod. Eng. Paulo Nilo Romano
Trecho administrado: Itirapina a Bauru
Concessionária: CentroVias  0800 178 998
Municípios abrangidos: Itirapina, Pederneiras, Itapevi, Jaú, Dois Córregos, Brotas, Bauru.
Pista: Simples

-SP 255 - Rod. Antônio Machado Santana
Trecho administrado: Araraquara a Ribeirão Preto
Concessionária: Autovias  0800 707 9000
Municípios abrangidos: Araraquara, Américo Brasiliense, Santa Lúcia, Rincão, Guatapará, Ribeirão Preto.
Pista: Simples

-SP 330 - Rod. Anhanguera
Trecho administrado: Ribeirão Preto a Santa Rita do Passa Quatro
Concessionária: Autovias  0800 707 9000
Municípios abrangidos: Santa Rita do Passa Quatro, São Simão, Cravinhos, Ribeirão Preto.
Pista: Dupla

-SP 334 - Rod. Cândido Portinari
Trecho administrado: Ribeirão Preto a Franca
Concessionária: Autovias  0800 707 9000
Municípios abrangidos: Ribeirão Preto, Jardinópolis, Brodósqui, Batatais, Restinga, Franca.
Pista: Dupla até o km 335 (Brodósqui), em duplicação do km 335 ao 350 (Batatais), do km 350 ao 388 pista simples.

-SP 330 - Rod. Anhanguera
Trecho administrado: São Paulo a Cordeirópolis
Concessionária: Autoban  0800 701 5555
Municípios abrangidos: Caieiras, Franco da Rocha, Cajamar, Várzea Paulista, Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Valinhos, Campinas, Sumaré, Nova Odessa, Americana, Limeira, Cordeirópolis.
Pista: Dupla

-SP 348 - Rod. dos Bandeirantes
Trecho administrado: São Paulo a Campinas
Concessionária: Autoban  0800 701 5555
Municípios abrangidos: Cajamar, Jundiaí, Itupeva, Louveira, Vinhedo, Valinhos, Campinas.
Pista: Dupla

-SP 270 - Rod. Raposo Tavares
Trecho administrado: Cotia a Araçoiaba da Serra
Concessionária: ViaOeste  0800 701 5555
Municípios abrangidos: Cotia, Vargem Grande Paulista, São Roque, Alumínio, Brigadeiro Tobias, Votorantin, Sorocaba, Araçoiaba da Serra.
Pista: Dupla

-SP 280 - Rod. Castelo Branco
Trecho administrado: São Paulo a Sorocaba
Concessionária: ViaOeste 
0800 701 3070
Municípios abrangidos: Osasco, Barueri, Santana do Parnaíba, Carapicuíba, Jandira, Itapevi, Araçariguama, Itu, Sorocaba.
Pista: Dupla

-SP 330 - Anhanguera
Trecho administrado: Ribeirão Preto a Igarapava
Concessionária: Vianorte 
0800 701 3070
Municípios abrangidos: Ribeirão Preto, Jardinópolis, Sales Oliveira, Orlândia, São Joaquim da Barra, Guará, Ituverava, Buritizal, Aramina, Igarapava.
Pista: Dupla

-SP 325
Trecho administrado: Ribeirão Preto a Bebedouro
Concessionária: Vianorte  0800 701 3070
Municípios abrangidos: Ribeirão Preto, Sertãozinho, Pontal, Pitangueiras, Ibitiúva, Viradouro, Bebedouro.
Pista: Dupla até o acesso a Pontal Km 343, o restante é pista simples
Obras:
Condições de tráfego: Normal

-SP 150 - Rod. Anchieta
Trecho administrado: São Paulo a Santos
Concessionária: Ecovias  0800 197 878
Municípios abrangidos: St. André, São Bernardo, São Vicente
Pista: Dupla

-SP 160 - Rod. dos Imigrantes
Trecho administrado: São Paulo a Praia Grande
Concessionária: Ecovias  0800-197 878
Municípios abrangidos: Diadema, Cubatão
Pista: Dupla

-SP 055 - Rod. D. Pedro
Trecho administrado:
Concessionária: Dersa  0800 726 6300 
Municípios abrangidos:
Pista:

-SP 300 Rod. Marechal Rondon
Trecho administrado: Botucatu a Jupiá
Órgão responsável: DER -  (11) 3311-1432     
Municípios abrangidos: Botucatu, Areiópolis, Alfredo Guedes, Lençóis Paulista, Agudos, Bauru, Tibiriça, Avaí, Guaricanga, Pirajuí, Estiva, Guarantã, Cafelândia, Lins, Guaiçara, Promissão, Penápolis, Glicério, Birigui, Araçatuba, Engenheiro Taveira, Guararapes, Valparaíso, Lavínia, Mirandópolis, Guaraça, Andradina, Figueira, Paranápolis, Castilho, Jupiá.
Pista: Dupla

-BR 381 - Rod. Fernão Dias
Trecho administrado: São Paulo a Belo Horizonte
Órgão responsável: DNER- SP e DNER- MG
Municípios abrangidos: Guarulhos, Mairiporã, Atibaia, Vargem, Extrema, Itapeva, Camanducaia, Cambuí, Careaçu, São Gonçalo do Sapucaí, Perdões, Santo Antonio do Amparo, Oliveira, Carmópolis de Minas, Itaguara, Igarapé, Betim.
Pista: em duplicação.

DISTÂNCIAS:

-Águas de Lindóia/SP - 185 km

-Aracaju/SE - 2.164 km

-Belém/PA - 2.906 km

-Belo Horizonte/MG - 585 km

-Boa Vista/RR - 4.593 km

-Brasília/DF - 1.006 km

-Campinas/SP - 98,6 km

-Campo Grande/MS - 992 km

-Cotia/SP - 33,5 km

-Cuiabá/MT - 1.539 km

-Curitiba/PR - 404 km

-Florianópolis/SC - 705 km

-Fortaleza/CE - 2.942 km

-Foz do Iguaçu/PR - 1.044 km

-Goiânia/GO - 927 km

-Guarujá/SP - 88,1 km

-Guarulhos/SP - 21,7 km

-Itu/SP - 102 km

-João Pessoa/PB - 2.764 km

-Macapá/AP - 2.866 km

-Maceió/AL - 2.423 km

-Manaus/AM - 3.843 km

-Mangaratiba/RJ - 380 km

-Mata de São João/BA - 1.962 km

-Mogi das Cruzes/SP - 62,3 km

-Natal/RN - 2.931 km

-Palmas/TO - 1.748 km

-Porto Alegre/RS - 1.130 km

-Porto Feliz/SP - 119 km

-Porto Seguro/BA - 1.455 km

-Porto Velho/RO - 2.955 km

-Praia do Forte/BA - 2.004 km

-Recife/PE - 2.648 km

-Ribeirão Preto/SP - 314 km

-Rio Branco/AC - 3.465 km

-Rio de Janeiro/RJ - 433 km

-Salvador/BA - 1.971 km

-Santa Cruz Cabrália/BA - 1.478 km

-Santos/SP - 71,1 km

-São Luís/MA - 2.907 km

-Sete Lagoas/MG - 637 km

-Sorocaba/SP - 100 km

-Teresina/PI - 2.658 km

-Teresópolis/RJ - 492 km

-Vespasiano/MG - 613 km

-Viamão/RS - 1.120 km

-Vitória/ES - 874 km

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

São Paulo não nega a mania pelo trabalho e a vocação para negócios. Com muito esforço, os paulistas conseguiram fazer de São Paulo o Estado mais importante economicamente da América Latina. Mas o Estado paulista não é só isso. Além das milhares atrações culturais, São Paulo também oferece as melhores opções de turismo. Banhado pelo Atlântico, o litoral paulista tem 622 quilômetros pontilhados por praias dos mais diversos tipos e tamanhos. No litoral norte as praias se espalham em torno de municípios como Bertioga, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba, e em ilhas como a Ilhabela, paraíso de surfistas e velejadores. No litoral sul, em torno das cidades de Iguape e Cananéia, onde também estão preservadas algumas áreas naturais mais importantes do planeta, como a Estação Ecológica Juréia-Itatins e a Ilha do Cardoso, no Logamar - Complexo Estuarino Lagunar de Iguape, Cananéia, Antonina e Paranaguá.
Separando o litoral do planalto paulista, a escarpa da serra do mar, em plena mata atlântica, foi um grande obstáculo a ser vencido em séculos passados. Hoje, esta porta de entrada para o interior do Estado é foco de atenção da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e de outras organizações que buscam a preservação deste ecossistema que está reduzido, no País, a 5% de sua extensão original. Interior a dentro, o turista vai encontrar estâncias, turismo rural, ecológico, cidades com clima europeu, cachoeiras, cavernas, rios, serras, fontes de água mineral, parques naturais, construções históricas dos séculos XVI, XVII, XVIII, igrejas em arquitetura jesuíta e sítios arqueológicos. Já a capital paulista é outro monumental local de opções turísticas. Só o turismo de negócios proporciona mais de 45 mil eventos por ano. Na capital, alguns lugares você não pode deixar de visitar. A Bela Vista (bairro italiano), a Liberdade (bairro oriental) e as ruas comerciais: 25 de Março (árabe) e José Paulino (israelita). Nesses lugares você poderá ter uma boa noção da variedade de imigrantes que vieram se instalar para alegrar e desenvolver ainda mais São Paulo.
A cidade oferece também uma intensa vida artística e cultural. Nenhum passeio pela cidade estará completo sem uma visita aos centros culturais e aos museus, cujos acervos mantêm obras de grandes pintores internacionais e dos maiores artistas nacionais. Se você gosta de monumentos históricos, não deixe de conhecer as igrejas da cidade, especialmente o Convento Nossa Senhora da Luz, construído em 1579.
Mergulhe com vontade na vida noturna paulistana e confira suas centenas de bares, tranqüilos ou agitados, danceterias, boates, teatros, cinemas, espetáculos, shows, danças de todos os tipos, choperias e tudo o mais que você possa imaginar.

Principais Pontos Turísticos:

-Itaquerão - Esporte Clube Corinthians

  -Será o palco de abertura da Copa do Mundo de 2014. A Fifa também oficializou o Maracanã como local da grande final, assim como aconteceu em 1950 no Brasil. O anúncio do calendário foi feito nesta quinta-feira, em Zurique, pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, e pelo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Comitê Organizador Local (COL), Ricardo Teixeira.
O complexo está sendo construído num terreno de 200 mil m² na Zona Leste, ao lado da Estação Corinthians-Itaquera do metrô e da CPTM, onde situava-se, desde a década de 1980, o Centro de Treinamento para as categorias de base do Corinthians.[3] Anunciado em 27 de agosto de 2010, o projeto inicial do estádio previa capacidade para 48.000 pessoas e um orçamento de R$ 350 Milhões.[16] Ao ser designado pelo Comitê Organizador Local como possível sede da abertura da Copa do Mundo FIFA de 2014,[17] o valor da obra chegou a R$ 820 Milhões para atender as exigências técnicas da FIFA para tal evento.[18] Além desse valor, entre R$ 46,6[19] e R$ 70 Milhões[20][21] serão pagos pelo Governo do Estado de São Paulo para o aluguel e montagem de arquibancadas temporárias com capacidade para 20.000 pessoas para superar o mínimo de lugares exigido pela FIFA para a abertura de uma Copa do Mundo, que é de 65.000 espectadores.
As obras começaram oficialmente em 30 de maio de 2011 com a terraplanagem, iniciando-se a fase de fundações no mês de julho. Em 6 de setembro foram comemorados os primeiros 100 dias de obras, que entraram em ritmo acelerado após a assinatura do contrato com a Odebrecht.
No dia 20 de outubro a FIFA anunciou oficialmente o estádio como local da partida de abertura além de outras três partidas da fase de grupos, uma das oitavas de final e uma da semifinal.
Como chegar: Estação Corinthians-Itaquera do metrô e da CPTM

-Estação da Luz

  -Inaugurada em 1º de maio de 1901, teve seu projeto de estilo vitoriano orientado pelo engenheiro F. Ford e todo material utilizado na sua construção importado da Inglaterra.
Em 6 de Novembro de 1946 um incêndio quase destruiu a Estação, e o edifício foi reconstruído com sensíveis alterações. Por sua grandiosidade e detalhes arquitetônicos, tornou-se imagem obrigatória em cartões postais da cidade de São Paulo.
Em 1982 a Estação foi tombada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico) da Secretaria de Estado da Cultura.
Endereço: Praça da Luz nº 1 

-Museu de Arte Sacra, Igreja N. S. da Luz e Mosteiro da Luz

  -O Mosteiro da Luz é sem dúvida o único conjunto arquitetônico do período colonial a permanecer intacto na cidade.
Avenida Tiradentes nº 676

-Palácio dos Campos Elíseos

  -Destinado originalmente à moradia do fazendeiro de café Elias Antônio Pacheco e Chaves, o Palacete Elias Chaves, com projeto inspirado no Castelo de Écown na França , exigiu cuidados de uma verdadeira obra de arte. Sua construção foi iniciada em 1892 pelo arquiteto alemão Heussler e sob orientação do mestre hamburguês João Grundt, arrastando-se até 1899, já sob a orientação do arquiteto Cláudio Rossi. Com a morte de Elias Chaves o edifício foi vendido e, em 1907, passou a abrigar a moradia dos presidentes da Província de São Paulo, recebendo, no entanto, seu primeiro morador, o Conselheiro Rodrigues Alves, apenas em 1912. Nessa época o Palacete passou a se chamar Palácio dos Campos Elíseos.
Contudo, desde sua inauguração não sofreu grandes intervenções, apenas a mudança da escadaria de madeira para mármore de Carrara.
Em 1972, após alguns reparos necessários, o Palácio passou a abrigar a Secretária da Cultura , Esporte e Lazer do Estado. Posteriormente, em 1979, recebeu a Secretaria da Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia do Estado onde se encontra até hoje. Em 1977 este edifício foi tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico).
Endereço: Avenida Rio Branco nº 1269

-Jardim da Luz

  -Concebido em 1798 como Jardim Botânico, apenas em 1938 tornou-se um jardim público, servindo inicialmente apenas como um grande pasto para gados e cavalos. Em 1860 cedeu parte de suas terras à construção da Ferrovia São Paulo Railway e, em 1893, passou a ser administrado pela Prefeitura e não mais pelo Governo do Estado.
As copas de suas grandes árvores abrigam uma população remanescente de preguiças. Há cerca de 40 espécies de árvores, e sua vegetação é, na maior parte, constituída de espécies exóticas como a Manila Copal. Por estas e outras razões, em 1981 o Jardim da Luz foi tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico ) da Secretaria de Estado da Cultura.
Endereço: Avenida Tiradentes 

-Pinacoteca do Estado

  -Construído num terreno pertencente ao Jardim da Luz, cedido pelo Estado em 1897, este edifício foi concebido por Ramos de Azevedo para abrigar o Liceu de Artes e Ofícios.
Em 1930 o edifício funcionou como alojamento militar getulista, época em que a Pinacoteca foi transferida para Rua 11 de Agosto. Em 1946 o edifício voltou a dar lugar a Pinacoteca do Estado e também sediar a Escola de Belas Artes que ali permaneceu até 1994.
Em 1998 passou por obras de reformas e de restauração a partir de projeto concebido pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha.
Recebe hoje exposições nacionais e internacionais de artistas renomados, ocupando assim um espaço importante no cenário das artes plásticas.
Endereço: Avenida Tiradentes nº 141

-Estação Júlio Prestes

  -A Estação da Estrada de Ferro Sorocabana, projeto dos arquitetos Samuel das Neves e Cristiano Stockler das Neves ( projeto premiado no III Congresso Panamericano dos arquitetos de 1927), foi construída entre os anos 1926 a 1938.
Segundo seus autores, a disposição, em planta, do edifício principal é do tipo das modernas estações americanas : Grand Central e Pennsylvânia . O grande hall tem 48 metros de comprimento, 20 metros de largura e 26 metros de altura, o que, segundo a revista Arquitetura e Construção de dezembro de 1929, dava-lhe a característica de maior salão do Brasil.
Endereço: Rua Mauá nº 51 

-Catedral da Sé

  -A construção da Catedral - iniciada em 1913 - prolongou-se por muitas décadas.
Esta demora foi consequência, sobretudo, da utilização de granito na maior parte das paredes.
Em 1954, para os festejos do IV Centenário da cidade de São Paulo, a Catedral foi concluída e inaugurada faltando somente as torres, que seriam posteriormente finalizadas.

-Casa do Bandeirante

  -Segundo alguns autores esta casa, construída em taipa de pilão, com 350 m2. divididos em 12 cômodos, além dos alpendres frontal e posterior, está localizada em terras originalmente conhecidas como Uvatantan, que foram doadas aos jesuítas por Afonso Sardinha. A partir de 1759, com a expulsão dos jesuítas do Brasil, a casa passou por diversos proprietários, até que, em 1938, a Cia. City de Melhoramentos, responsável pela urbanização das margens do rio Pinheiros, efetuou sua doação à Prefeitura. Situada à meia encosta da margem do Pinheiros, a Casa do Butantã tinha originalmente os fundos voltados para o rio. Concluída a retificação do rio, a casa passou a ser margeada pela frente, localizando-se no centro de uma praça de 14.000m2.
Em 1954, a Comissão do IV Centenário denominou o imóvel Casa do Bandeirante, dotando-o de um acervo próprio a partir do recolhimento de móveis, utensílios e outros objetos de valor histórico no interior de São Paulo e Minas Gerais, sobretudo do Vale do Paraíba. Com este acervo mobiliou-se o imóvel na tentativa de reconstruir uma (possível) casa-sede de um sítio paulista setecentista, ou talvez de um abstrato e hipotético bandeirante.
A crítica a estas concepções museológicas, de caráter celebrativo e laudatório, levou a diversas modificações nas atividades desenvolvidas nesta casa histórica, destacando-se neste contexto a desmontagem, no final da década de 70, do cenário fictício e a transferência do acervo para local tecnicamente adequado à guarda de bens móveis históricos . Desta forma, a Divisão de Iconografia e Museus vem procurando dissociar o imóvel, tombado pelo CONDEPHAAT em 1982, do universo bandeirista, no sentido de vinculá-lo a diferentes momentos da história paulista através de eventos, mostras e exposições diversas.
Hoje, integra o acervo de Casas Históricas sob a responsabilidade do Departamento do Patrimônio Histórico, juntamente com outros imóveis de características construtivas semelhantes, como a Casa do Sertanista, a Casa do Tatuapé, a Casa do Sítio Ressaca, a Casa do Grito e a Capela do Morumbi.
Atividades: Exposições e eventos diversos.
Endereço: Praça Monteiro Lobato, s/nº, Butantã.
Horário: de terça a domingo, das 9:00 às 17:00 hs

-Casa do Sertanista

  -De acordo com estudos realizados pelo arquiteto Luiz Saia, a construção da Casa do Caxingui, em taipa de pilão, remonta a meados do século XVII. Sua arquitetura, bastante característica das casas bandeiristas, obedece a um esquema fechado e rígido tanto do ponto de vista da construção quanto no que se refere à definição arquitetônica, plástica e funcional.
Segundo pesquisas realizadas, o seu primeiro morador foi o Padre Belquior de Pontes, posteriormente foi adquirida pela família Penteado que a vendeu à Cia. City de Melhoramentos. Esta por sua vez, doou o imóvel à municipalidade em 1958, que providenciou sua recuperação somente em 1966. Em 1970, concluídas as obras de restauração, foi ali instalado o Museu Casa do Sertanista, voltado essencialmente para a cultura indígena.
Em 1987 a casa foi fechada por necessidade de obras de conservação, interrompendo-se assim as atividades museológicas até então desenvolvidas. A partir de 1993 a Casa do Sertanista retomou suas atividades, abrigando exposições diversas.
Atividades: Exposições com temas relacionados à cidade de São Paulo
Localização: Praça Ênio Barbato s/nº, Caxingui
Horário: de terça a domingo, das 9:00 às 17:00 hs

-Casa do Grito

  -Embora esta casa tenha sido vinculada à cena do grito de D. Pedro I pela independência do Brasil em 1822, data de 1884 o documento mais antigo sobre a sua origem. Desta forma, não é possível precisar o ano de sua construção e, consequentemente, comprovar a sua existência na época deste fato histórico.
Situada nas proximidades do Caminho do Mar e do Riacho do Ipiranga, foi originalmente construída em pau-a-pique, técnica que consistia no entrelaçamento de paus verticais fixados no solo, com vigas horizontais amarradas entre si por cipó, dando origem a um grande painel transfurado que, após ter os vãos preenchidos com barro, transformava-se em parede. A casa guarda, entretanto, vestígios de diversas reformas realizadas por seus sucessivos moradores, revelados nos diferentes materiais de construção a ela incorporados, como tijolos e até mesmo uma pequena intervenção em concreto.
Desapropriada em 1936, permaneceu semi-abandonada até 1955, quando foi realizada uma restauração fantasiosa que procurava aproximá-la à casa representada na tela O Brado do Ipiranga de autoria de Pedro Américo, que se encontra no Salão Nobre do Museu Paulista (Museu do Ipiranga), a ponto de lhe ser aplicada uma falsa janela em uma de suas paredes, a fim de torná-la o mais fiel possível à representação do pintor. Foi nessa ocasião que o imóvel passou a ser conhecido como Casa do Grito. Finalmente, em 1981, a casa foi submetida a pesquisas arqueológicas e a obras de restauro que procuraram corrigir os excessos das intervenções anteriormente realizadas. Tombado em 1975 pelo CONDEPHAAT, este imóvel integra o acervo de Casas Históricas sob a responsabilidade do Departamento do Patrimônio Histórico.
Atividades: Exposições diversas com temas relacionados à cidade de São Paulo.
Endereço: Parque da Independência, Ipiranga.
Horário: de terça a domingo, das 9:00 às 17:00 hs 

-Capela do Morumbi

  -Data de 1825 o documento mais antigo referente à Fazenda do Morumbi, da qual se originou o bairro com o mesmo nome. Nessa época, essas terras pertenciam ao inglês John Rudge que ali se dedicava ao cultivo de chá. A Fazenda teve diversos proprietários e, com a expansão da cidade, alcançou grande valorização. Na década de quarenta a Cia. Imobiliária Morumby loteou as últimas glebas da antiga fazenda da qual faziam parte a casa-sede e, bem próxima a ela, uma edificação de taipa-de-pilão em ruínas . Visando atrair compradores e valorizar ainda mais os terrenos, a Companhia contratou o escritório do arquiteto Gregori Warchavchik para fazer o restauro da casa-sede e a recuperação das ruínas.
Pela interpretação de Warchavchik, essas ruínas corresponderiam à antiga capela da Fazenda e, para recuperá-la, complementou-as com alvenaria de tijolos. Além disto, com o objetivo de resgatar o caráter sacro da construção, foi pintado nas paredes do altar, pela artista Lúcia Suanê, um afresco representando a cena do batismo de Cristo com anjos apresentando fisionomia de índios.
Em 1950 a obra ficou pronta, permanecendo, no entanto, praticamente fechada até 1957, ocasião em que a Cia Imobiliária Morumby transferiu parte dos terrenos remanescentes do loteamento ao Município. A partir de então a Capela passou à responsabilidade direta do Departamento do Patrimônio Histórico-DPH. No ano de 1979, o DPH iniciou o processo de revitalização da Capela, entregando-a ao público no dia 25 de janeiro de 1980. Desde então o local é utilizado para exposições.
Atividades: Exposições diversas, destacando-se, nos últimos dois anos, a de instalações de artistas contemporâneos.
Endereço: Avenida Morumbi, 5387, Morumbi.
Horário: de terça a domingo, das 9:00 às 17:00 hs 

-Solar da Marquesa de Santos

  -Por suas características arquitetônicas, supõe-se que este edifício seja um remanescente da última metade do século XVIII. Sabe-se que em 1834 foi adquirido por D. Maria Domitilia de Castro Canto e Mello, a Marquesa de Santos, que o transformou numa das residências mais aristocráticas de São Paulo, passando a ser conhecido também como Palacete do Carmo.
Considerado como o último exemplar de arquitetura residencial urbana do século XVIII, o Solar foi, no entanto, submetido a diversas mudanças de uso e a várias reformas, recebendo sucessivos acréscimos.
A sua atual feição neoclássica data, presumivelmente, da segunda metade do século XIX, tendo seu anexo sido construído em etapas durante as décadas de 30 e 40 deste século.
A partir de 1975, passou a abrigar as atividades da Secretaria Municipal de Cultura. Interditado em 1984 por motivos de segurança, somente em 1991 o Solar foi submetido a um processo de restauro envolvendo um trabalho especializado de prospecção arqueológica, consolidação e restauração das paredes de taipa, pinturas murais, portas, janelas, pisos, forros, fachadas, cobertura e iluminação.
Atividades: Exposições permanentes e temporárias, consulta ao Arquivo de Negativos, Projeto 3ª Idade, Serviço Educativo, atividades voltadas à preservação do patrimônio histórico e cultural paulistano, projeção de vídeos e apresentações musicais.
Endereço: Rua Roberto Simonsen, nº 136-B, Páteo do Colégio.
Horário: De terça a domingo, das 9:00 às 17:00 hs 

-Edifício Ramos de Azevedo

  -O histórico deste edifício tem origem na criação, em 1893, da Escola Politécnica, inicialmente instalada no Solar do Marquês de Três Rios, residência construída em 1860 na esquina das atuais Av. Tiradentes e Praça Cel. Fernando Prestes. Como o espaço da antiga residência mostrava-se inadequado frente às crescentes atividades da Escola, logo no primeiro ano de funcionamento sua direção decidiu pela construção de um edifício concebido especificamente para atender ao seu programa de uso. Projetado por Ramos de Azevedo, o Edifício Paula Souza, com seus dois pavilhões laterais, foi inaugurado em 1899. Em 1907, com a criação do curso de engenheiros mecânicos e eletricistas, novamente tornava-se necessária a ampliação dos espaços da Escola para a instalação dos novos laboratórios. Projetado em 1908, o edifício que leva o nome de seu autor, Ramos de Azevedo, foi inaugurado em 1920. Anexo ao prédio, foi construído, em 1926, um pequeno edifício térreo junto à Rua Afonso Pena para a instalação do Laboratório de Hidromecânica. Após a desocupação do edifício e de seu anexo, decorrente da transferência das últimas unidades da Politécnica para a Cidade Universitária em 1987, o Edifício Ramos de Azevedo foi adquirido pela Prefeitura com o propósito de abrigar as instalações da Casa da Memória Paulistana.
Atividades: Abriga a Diretoria do DPH, as Divisões de Preservação e de Administração, a Biblioteca e o CONPRESP. Para conhecer o edifício são realizadas visitas monitoradas.
Endereço: Praça Cel. Fernando Prestes, 152
Horário: De terça a domingo, das 9:00 às 18:00 hs

-Teatro Municipal 

  -Interior da Sala de Espetáculos do Teatro Municipal é composta de seis pavimentos Os parapeitos dos balcões são revestidos com folhas de ouro e aplicação de muranos em forma de pequenas flores. Sua cúpula, em pintura baseada no estilo grego de representação de vasos greco-etruscos, registra as fases sucessivas da vida do homem e um lustre de 6.000 peças em cristal, trazido de Colonia ilumina a sala.

-Horto Municipal 

  -Localizado na Zona Norte da Capital ocupa área de 174 hectares. O Horto Florestal oferece ao visitante um contato direto com a natureza com fauna e flora diversificadas. Há palco para eventos área de piquenique playground pista de cooper equipamentos de ginástica bicas de água potável lagos e o Museu Florestal. Abriga ainda o Palácio de Verão do Governo do Estado. 

-Instituto Butantã

  -O público que visita o Instituto Butantan além de conhecer seus serpentários também poderá desfrutar do parque com suas árvores raras e grandes alamedas. No Instituto também funcionam dois museus: o Museu do Instituto Butantan (MIB) e o Museu Histórico. São mais de sessenta espécies de serpentes brasileiras e outras trazidas de quatro continentes além de aranhas e escorpiões. Os exemplares mais interessantes ficam no museu. Há najas da África e da Índia jibóias e sucuris. O público encontra também uma estação multimídia para consultas sobre as serpentes brasileiras. Além de soros contra picadas de cobras aranhas e escorpiões o Butantan produz vacinas contra tétano coqueluche difteria raiva e tuberculose. Também são realizadas pesquisas sobre a distribuição geográfica a biologia e a sistemática de serpentes aranhas e escorpiões e suas respectivas toxinas. O Hospital Vital Brasil que funciona no Instituto Butantan permanece aberto dia e noite. O tratamento é gratuito para qualquer pessoa picada por animais peçonhentos.

-Sala São Paulo

  -Esta é uma das mais modernas e bem equipadas salas de concerto do mundo. O local é a sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. A reforma, que transformou em complexo cultural o prédio da Estação Ferroviária Júlio Prestes. A inauguração do espaço aconteceu no dia 9 de julho de 1999. A sala seguiu os mais modernos parâmetros técnico-acústicos. A grande inovação tecnológica foi a construção de um teto móvel, formado por placas que podem ser abaixadas ou levantadas para ajustar a qualidade de som, de acordo com o tipo de música a ser tocada. Com capacidade para 1.484 lugares, a sala conta ainda com 22 camarotes.

-Parques da cidade de São Paulo:

Centro:
- Parque da Aclimação: localizado no distrito da Liberdade, é um dos parques mais famosos da cidade, contando com uma intensa área verde, um lago, e áreas de entretenimento. O parque é muito freqüentado por pessoas de várias partes da cidade.
- Parque Buenos Aires: é um parque localizado no bairro de Higienópolis, no distrito da Consolação.
- Parque da Luz: é o parque mais antigo da cidade, localizado ao lado da Estação da Luz e da Pinacoteca do Estado, no distrito do Bom Retiro. É muito conhecido por Jardim Luz, ja que sua área é relativamente menor que a dos parques atuais.

-Zona Norte:
- Horto Florestal de São Paulo: é um parque localizado no distrito de Tremembé, situado aos pés da Serra da Cantareira, dentro do Parque da Cantareira. Nele, está situada a casa de veraneio do Governador do Estado de São Paulo, José Serra.

- Parque Anhangüera: é um parque municipal situado no extremo noroeste da capital, no distrito de Perus. Possui uma área de aproximadamente nove milhões de metros quadrados de mata atlântica, sendo assim, um dos grandes parques de São Paulo.

- Parque da Cantareira: é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral paulista que abrange parte da Serra da Cantareira, a maior floresta urbana nativa do mundo, localizado na zona norte da cidade.

- Parque Cidade de Toronto: é um parque localizado no distrito de São Domingos.

- Parque da Juventude: parque criado no local onde estava implantado o antigo Complexo Penitenciário do Carandiru, localizado nos bairros do Carandiru e Santana, zona norte da cidade.

- Parque Estadual do Jaraguá: é um parque criado em torno no ponto mais alto de São Paulo, o Pico do Jaraguá, que também se localiza na Serra da Cantareira. Do alto do Jaraguá, pode-se ter uma ampla visão de boa parte da cidade e do lado oeste da região metropolitana de São Paulo.

- Parque Lions Club Tucuruvi: é um parque situado no distrito de Tucuruvi.

- Parque São Domingos: é um parque localizado no distrito de São Domingos, zona norte da cidade.

- Parque Jardim Felicidade: é um parque localizado no distrito de Pirituba.

- Parque Rodrigo de Gásperi: é um parque localizado no distrito de Pirituba.

- Parque Vila dos Remédios: é um parque situado nas imediações do distrito de Jaguara, próximo do encontro dos rios Tietê e Pinheiros.

- Parque Vila Guilherme: é um parque pertencente ao distrito de Vila Guilherme.

-Zona Sul:

- Parque do Ibirapuera: é o mais importante e famoso parque urbano de São Paulo, inaugurado em 21 de agosto de 1954, para a comemoração do quarto centenário da cidade. Localizado no distrito de Moema, nele são realizados grandes e importantes eventos. Possui um rico conjunto arquitetônico, como o Obelisco de São Paulo, a Oca, Pavilhão Cicillo Matarazzo, Pavilhão Manuel da Nóbrega, Pavilhão Eng. Armando de Arruda Pereira, Palácio da Agricultura, Grande Marquise, onde está localizado o Museu de Arte Moderna de São Paulo, Ginásio do Ibirapuera, Monumento às Bandeiras, Viveiro Manequinho Lopes, o Planetário do Ibirapuera, Escola Municipal de Astrofísica, o renomado Auditório Ibirapuera e o Monumento a Pedro Álvares Cabral. De todo esse conjunto, diversas obras são do renomado arquiteto Oscar Niemeyer. O parque conta com ciclovias e treze quadras iluminadas, além de pistas destinadas a cooper, passeios e descanso, todas integradas à área cultural do parque.

- Parque da Independência: é um parque inaugurado em 1988, no distrito do Ipiranga. Faz parte do patrimônio histórico nacional. Abriga o Museu do Ipiranga, o Monumento à Independência, jardins e a Casa do Grito. O parque Independência tem 184.830 m² de área total, desta: 51.960 m² de pisos impermeáveis, 124.500 m² de vegetação: bosque (32.200 m²); Gramado (67.900 m²); Área gramada (24.400 m²); 4.500 m² de fonte e córrego e 3.870 m² de edificações.

- Parque Estadual Fontes do Ipiranga: é uma área na qual ainda se encontra vegetação remanescente de Mata Atlântica. Estende-se por 526 hectares. O parque na verdade é um conjunto de outros parques, instituições, secretaria, observatórios, etc. Alguns de seus espaços são abertos para visitação pública, como o Jardim Botâncico e o Zoológico de São Paulo.
Jardim Botânico de São Paulo: é um dos principais Jardins Botânicos do país, e está situado dentro do Parque Estadual Fontes do Ipiranga. É uma zona de preservação de Mata Atlântica, sendo composto bosques, estufas, trilhas, lagos, Museu Botânico Dr. João Barbosa Rodrigues e pelo Instituto de Botânica de São Paulo.

- Parque Zoológico de São Paulo: é o maior zoológico do Brasil, e um dos maiores do mundo. Fica localizado em uma área de 824.529 m² de Mata Atlântica original, com 4 quilômetros de alamedas. Aloja as nascentes do histórico riacho do Ipiranga, ao sul da cidade de São Paulo.

- Parque Estadual da Serra do Mar: é um parque com cerca de 315 mil hectares, que vai da divisa do estado de São Paulo com o estado do Rio de Janeiro até Itariri, no sul do estado paulista, e contém a maior área contínua de Mata Atlântica preservada do Brasil. No município de São Paulo ele está localizado no extremo sul, no distrito de Marsilac, na Serra do Mar.
Parque Ecológico do Guarapiranga: é um parque estadual localizado às margens da Represa de Guarapiranga, no distrito de Jardim São Luís.

- Parque Guarapiranga: é um parque municipal localizado às margens da Represa de Guarapiranga, no distrito de Jardim São Luís.

- Parque Santo Dias: é um parque situado nas imediações do distrito de Capão Redondo, subúrbio da região sudoeste de São Paulo.

- Parque Severo Gomes: é um parque localizado no bairro de Granja Julieta, no distrito de Santo Amaro.

- Parque Lina e Paulo Raia: é um parque localizado no distrito paulistano de Jabaquara.

- Parque Nabuco: é um parque localizado no distrito de Cidade Ademar, na região sul da cidade de São Paulo.

-Zona Leste:

- Parque da Consciência Negra: é o segundo maior parque da cidade de São Paulo, tendo 130.135 m². O parque foi inaugurado no dia 20 de novembro de 2009, no bairro Cidade Tiradentes. O parque foi uma homenagem aos moradores que são de maioria afrodescentes. O parque ainda conta com Mata Atlântica preservada e florestas de reflorestamento. No dia da inauguração foi plantado um baobá, árvore de origem africana de grande longevidade.

- Parque Ecológico do Tietê: é uma área de proteção ambiental, onde foi instalado um parque. Está localizado na Várzea do Rio Tietê, entre os municípios de São Paulo, Itaquaquecetuba e Guarulhos. O parque é uma boa opção para lazer, recebendo de 150 a 200 mil visitantes por mês.

- Parque do Carmo: é um parque municipal localizado no distrito homônimo de Parque do Carmo, na zona leste da cidade de São Paulo. Possui uma área de aproximadamente 1.500.000 metros quadrados, sendo o maior parque da cidade de São Paulo e um dos maiores da região metropolitana.
Parque do Piqueri: é um parque localizado no distrito do Tatuapé, ao lado da Marginal Tietê, e tem uma área de 97.272 metros quadrados. Nele existe uma variada flora, de pequenos arbustos até árvores de grande porte.

- Parque da Independência: é um parque inaugurado em 1988, no distrito do Ipiranga. Faz parte do patrimônio histórico nacional. Abriga o Museu do Ipiranga, o Monumento à Independência, jardins e a Casa do Grito. O parque Independência tem 184.830 m² de área total, desta: 51.960 m² de pisos impermeáveis, 124.500 m² de vegetação: bosque (32.200 m²); Gramado (67.900 m²); Área gramada (24.400 m²); 4.500 m² de fonte e córrego e 3.870 m² de edificações.

- Parque Anália Franco, antigamente conhecido como Centro Educativo Recreativo Esportivo do Trabalhador (CERET), é um grande local onde se elabora programações recreativas, educacionais, culturais, sociais, esportivas, cívicas e correlatas, localizado no bairro do Jardim Anália Franco, distrito da Vila Formosa.

- Parque Ecológico da Vila Prudente: é um parque situado no distrito de Vila Prudente, na região sudeste da cidade de São Paulo.

- Parque Santa Amélia: é um parque localizado no distrito de Itaim Paulista, subúrbio da zona leste de São Paulo.

- Parque Chácara das Flores: é um parque situado no subúrbio leste paulistano, no distrito de Guaianases.

- Parque Chico Mendes: é um parque pertencente ao distrito de Vila Curuçá, região suburbana da zona leste da cidade.

- Parque Raul Seixas: é um parque localizado no distrito de Itaquera.

-Zona Oeste:

- Parque Trianon: trata-se do Parque Tenente Siqueira Campos, mais conhecido como Parque Trianon ou Parque do Trianon, que foi inaugurado em abril de 1892 com a abertura da Avenida Paulista na cidade de São Paulo. Foi projetado pelo paisagista francês Paul Villon, sendo um dos mais famosos parques da cidade de São Paulo, localizado na Avenida Paulista, em frente ao MASP e entre o principal centro financeiro do país. Em seu interior, além da única reserva remanescente de mata atântica da região, outros atrativos como a estátua do Fauno de Vítor Brecheret, um viveiro de aves, fontes, chafarizes, locais de recreação infantil, sanitários públicos e centro administrativo, tornando-se um refúgio de lazer e descanso no meio da agitada Avenida Paulista

- Parque Villa-Lobos: é um parque localizado no bairro Alto de Pinheiros, às margens do rio Pinheiros. Possui 732 mil m² de área verde, ciclovia, playground, ilha musical para shows e concertos e bosque de Mata Atlântica. A área de lazer inclui ainda aparelhos para ginástica, pista de cooper, tabelas de basquete, 3 quadras para futebol de salão, 7 para tênis, além de quadras poli esportivas, 4 campos de futebol, 2,4 km de pistas para caminhadas, 1,5 km de ciclovia. Um anfiteatro aberto de 729 m², com 450 lugares, sanitários adaptados para deficientes físicos, lanchonete e 750 vagas para estacionamento. O parque também promove eventos musicais, especialmente instrumentais, como orquestras e grupos de choro e o Complexo de Tênis do Parque Villa-Lobos abriga o torneio internacional Aberto de São Paulo de Tênis.

- Parque do Povo: é um parque localizado próximo ao bairro da Vila Olímpia. Atualmente conta com três quadras poliesportivas, pista de ciclismo, caminhada, corrida, trilha e aparelhos de ginástica.

- Parque Luís Carlos Prestes: é um pequeno parque municipal situado no extremo oeste da cidade de São Paulo, no bairro de Jardim Rolinópolis, distrito do Butantã, próximo à rodovia Raposo Tavares. Possui uma área de 27.100m² e está situado em uma encosta inclinada, de forma que possui três planos distintos ligados por escadas rústicas unindo os três platôs.

- Parque Previdência: é um parque municipal situado no extremo oeste da cidade, no bairro de Jardim Rolinópolis, prôximo a rodovia Raposo Tavares. Possui uma área de 91.500m².

- Parque Burle Marx: é um parque situado no distrito do Vila Andrade. Está localizado próximo à Marginal Pinheiros, na avenida Dona Helena Pereira de Morais, e foi inaugurado em 1995. Seus jardins foram projetados pelo renomado paisagista Burle Marx, o qual deu nome ao parque.

- Parque da Água Branca: é um parque de 136.765.41 m², localizado na zona oeste da cidade, próximo ao centro. Foi criado em 2 de junho de 1929 pelo Secretário de Agricultura Dr. Fernando Costa, com o objetivo de abrigar exposições e provas zootécnicas. Na ocasião, a Avenida Água Branca sequer havia sido asfaltada. Em 1996, o parque foi tombado pelo Condephaat como patrimônio cultural, histórico, arquitetônico, turístico, tecnológico e paisagístico do estado de São Paulo. Atualmente abriga diversas associações de criadores de raças de eqüinos e bovinos.

- Parque Alfredo Volpi: é um parque localizado no bairro de Cidade Jardim, distrito do Morumbi, na zona oeste da cidade. Possui uma área de 142.432 m². Anteriormente denominado Bosque do Morumbi, foi criado visando a preservação ambiental por meio de uma significativa área remanescente de vegetação do Domínio da Mata Atlântica inserido no tecido urbano.

- Parque Raposo Tavares: é um parque localizado no subúrbio oeste da cidade, no distrito do Butantã.

- Parque dos Eucaliptos: é um parque situado no oeste suburbano de São Paulo, no distrito de Vila Sônia.

-Gastronomia 

São milhares de restaurantes só na cidade de São Paulo servindo comidas típicas de todas as regiões do Brasil e de todos os países do mundo satisfazendo do mais simples ao mais requintado paladar. Se você quiser comida afrodisíaca tem.
Há também comida chinesa, vietnamita, escandinava, japonesa, crioula, marroquina, árabe, judaica, enfim absolutamente tudo é encontrado e a qualquer hora do dia ou da noite. Mas antes disso se o turista quiser sentir e degustar aromas dos mais exóticos é só dar uma passada no Mercado Municipal de São Paulo.
O Mercadão como é conhecido fica em um dos prédios mais representativos da arquitetura praticada no período de florescimento da cultura de café no Estado. Foi inaugurado em 1933 e projetado por F. Ranzini e E. Debenedetti arquitetos italianos vinculados ao escritório técnico de Ramos de Azevedo. Situado em uma área de 22.230 m² foi o mais importante mercado de São Paulo. Destaque para a série de grandes vitrais que retratam lavouras e atividades pecuárias. Outra pedida para ver tudo que existe em matéria de hortifrutigranjeiros é dar uma passada na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) - maior entreposto do país.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Aniversário de São Paulo/ Bolo Recorde

  -Metragem correspondente ao número de anos que a Cidade está fazendo.
  Localização: Bela Vista

-Data: 25 de Janeiro

  -Carnaval

-Data: Março

  -Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1

   Localização: Autódromo de Interlagos

-Data: Março

  -Festa da Padroeira Nossa Senhora do Bom Conselho

-Data: 2ª quinzena de Abril

  -Grande Festa de São Felipe Neri

-Data: 2ª quinzena de Maio

  -Maratona de São Paulo

-Data: Junho

  -Tanaba Matsuri

   Festa das Estrelas Liberdade

-Data: Julho

  -Exposição Agropecuária

-Data: Agosto

  -Festa de São Cosme e Damião

-Data: Setembro

  -Festa de Aniversário do Bairro do Tatuapé

-Data: Outubro

  -Festival de Camida Natural

-Data: Outubro

  -Derby Paulista

   Localização: Hipódromo da Cidade Jardim

-Data: Novembro

  -Corrida de São Silvestre

-Data: 31 de Dezembro

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PAULO

E-mail: [email protected]

Telefones: 0800 175 717

Sites: http://www.capital.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURAS:

Subprefeitura Aricanduva:
Rua Eponina, 82 - Vila Carrão – São Paulo/SP
Telefone: (11) 3396-0800     
Site: http://aricanduva.prefeitura.sp.gov.br

Subprefeitura Butantã:

Rua Dr. Ulpiano da Costa Manso, 201 - Jd Peri Peri - São Paulo/SP
Telefone: (11) 3397-4600     
Site: http://butanta.prefeitura.sp.gov.br

Subprefeitura Campo Limpo:

Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 59/65 – Campo Limpo – São Paulo/SP
Telefone: (11) 3397-0500     
Site: http://campolimpo.prefeitura.sp.gov.br

Subprefeitura Capela do Socorro:

Rua Cassiano dos Santos, 499 – Cidade Dutra – São Paulo/SP
Telefone: (11) 3397-2700     
Site: http://capeladosocorro.prefeitura.sp.gov.br

Subprefeitura Casa Verde:

Av. Ordem e Progresso, 1001 – Casa Verde – São Paulo/SP
Telefone: (11) 2813-3250     
Site: http://casaverde.prefeitura.sp.gov.br

Subprefeitura Cidade Ademar:

Av. Yervant Kissajikian, 416 – Cidade Ademar - São Paulo/SP
Telefone: (11) 5670-7000     
Site: http://cidadeademar.prefeitura.sp.gov.br

Subprefeitura Cidade Tiradentes:


Estrada do Iguatemi, 2751 – José Bonifácio – São Paulo/SP
Telefone: (11) 3396-0000     
Site: http://cidadetiradentes.prefeitura.sp.gov.br

Subprefeitura Ermelino Matarazzo:

Av. São Miguel, 5550 – Ermelino Matarazzo – São Paulo/SP
Telefone: (11) 2048-6585     
Site: http://ermelinomatarazzo.prefeitura.sp.gov.br

Subprefeitura Freguesia/Brasilândia:


Av. João Marcelino Branco, 95 – Cachoeirinha – São Paulo/SP
Telefone: (11) 3981-5000     
Site: http://freguesia.prefeitura.sp.gov.br

Subprefeitura Guaianases:

Estrada Itaquera-Guaianases, 2565 – José Bonifácio – São Paulo/SP
Telefone: (11) 2557-7099     
Site: http://guaianases.prefeitura.sp.gov.br

Subprefeitura Ipiranga:


Rua Lino Coutinho, 444 – Ipiranga – São Paulo/SP
Telefone: (11) 2808-3600     
Site: http://ipiranga.prefeitura.sp.gov.br

Subprefeitura Itaim Paulista:

Av. Marechal Tito, 3012 –Vila Curuçá – São Paulo/SP
Telefone: (11) 2561-6064     
Site: http://itaimpaulista.prefeitura.sp.gov.br

Subprefeitura Itaquera:

Rua Gregório Ramalho, 103 – Itaquera – São Paulo/SP
Telefone:  (11) 2944-6555     
Site: http://itaquera.prefeitura.sp.gov.br

Subprefeitura Jabaquara:

Av. Eng.º Armando de Arruda Pereira, 2314 – Jabaquara – São Paulo/SP
Telefone: (11) 3397-3200     
Site: http://jabaquara.prefeitura.sp.gov.br

Subprefeitura Jaçanã/Tremembé:

Av. Luis Stamatis, 300 – Jaçanã – São Paulo/SP
Telefone: (11) 3397-1000     
Site: http://jacana-tremembe.prefeitura.sp.gov.br

Subprefeitura Lapa:

Rua Guaicurus, 1000 – Lapa – São Paulo/SP
Telefone: (11) 3396-7500     
Site: http://lapa.prefeitura.sp.gov.br

Subprefeitura M´boi Mirim:


Av. Guarapiranga, 1265 - Parque Alves de Lima – Jd. São Luiz – São Paulo/SP
Telefone: (11) 3396-8400     
Site: http://mboimirim.prefeitura.sp.gov.br

Subprefeitura Moóca:

Rua Taquari, 549 – Moóca – São Paulo/SP
Telefone: (11) 2292-2122     
Site: http://mooca.prefeitura.sp.gov.br

Subprefeitura Parelheiros:

Av. Sadamu Inoue, 5252 - Jd. dos Álamos - Parelheiros – São Paulo/SP
Telefone: (11) 5926-6500     
Site: http://parelheiros.prefeitura.sp.gov.br

Subprefeitura Penha:

Rua Candapuí, 492 – Penha – São Paulo/SP
Telefone: (11) 3397-5100     
Site: http://penha.prefeitura.sp.gov.br

Subprefeitura Perus:

Rua Ylídio Figueiredo, 349 – Perus – São Paulo/SP
Telefone: (11) 3396-8600     
Site: http://perus.prefeitura.sp.gov.br

Subprefeitura Pinheiros:

Av. Nações Unidas, 7123 – Pinheiros – São Paulo/SP
Telefone: (11) 3095-9595     
Site: http://pinheiros.prefeitura.sp.gov.br

Subprefeitura Pirituba/Jaraguá:

Rua Luiz Carneiro, 192 – Pirituba – São Paulo/SP
Telefone: (11) 3993-6844     
Site: http://pirituba.prefeitura.sp.gov.br

Subprefeitura Santana/Tucuruvi:

Av. Tucuruvi, 808 – Tucuruvi – São Paulo/SP
Telefone: (11) 2987-3844     
Site: http://santana-tucuruvi.prefeitura.sp.gov.br

Subprefeitura Santo Amaro:

Praça Floriano Peixoto, 54 – Santo Amaro – São Paulo/SP
Telefone: (11) 3396-6100     
Site: http://santoamaro.prefeitura.sp.gov.br

Subprefeitura São Mateus:

Rua Ragueb Chohfi, 1400 – São Mateus – São Paulo/SP
Telefone: (11) 3397-1100     
Site: http://saomateus.prefeitura.sp.gov.br

Subprefeitura São Miguel Paulista:

Rua Dona Ana Flora Pinheiro de Sousa, 76 – Vila Jacuí – São Paulo/SP
Telefone: (11) 2297-9200     
Site: http://saomiguel.prefeitura.sp.gov.br

Subprefeitura Sé:

Rua Álvares Penteado, 49 – Sé – São Paulo/SP
Telefone: (11) 3397-1200     
Site: http://se.prefeitura.sp.gov.br

Subprefeitura Vila Mariana:

Rua José de Magalhães, 500 – Vila Mariana – São Paulo/SP
Telefone: (11) 3397-4100     
Site: http://vilamariana.prefeitura.sp.gov.br

Subprefeitura Vila Maria/Vila Guilherme:

Rua General Mendes, 111 – Vila Maria – São Paulo/SP
Telefone: (11) 2967-8100     
Site: http://vilamaria-vilaguilherme.prefeitura.sp.gov.br

Subprefeitura Vila Prudente/Sapopemba:

Av. do Oratório, 172 - São Lucas – São Paulo/SP
Telefone: (11) 3397-0800     
Site: http://vilaprudente.prefeitura.sp.gov.br

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

TERMINAIS RODOVIÁRIOS - SÃO PAULO-SP

Terminal Rodoviário do Tietê

Av. Cruzeiro do Sul, 1.800, Santana
Tel: (11) 3235-0322 - das 6h às 22h30
www.socicam.com.br
Acesso pela estação Tietê-Portuguesa do metrô (linha Norte-Sul) e ônibus.

Terminal Rodoviário da Barra Funda

R. Mário de Andrade, 664, Barra Funda
Tel: (11) 3235-0322
das 6h às 22h30
www.socicam.com.br
Acesso pela estação Barra Funda (linha Leste-Oeste do metrô) trens da CPTM e linhas de ônibus. Atende somente as regiões Sorocabana, Alta Paulista, Noroeste Paulista, Vale do Ribeira, Mato Grosso, Foz do Iguaçu e arredores.

Terminal Rodoviário do Jabaquara

R. dos Jequitibás, s/n, Jabaquara
Tel: (11) 3235-0322
das 6h às 22h30
www.socicam.com.br
Acesso pela estação Jabaquara do metrô (linha Norte-Sul) e ônibus. Atende o litoral sul paulista.

Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos Governador André Franco Montoro (Cumbica)

Rod. Helio Smidt, s/nº, Guarulhos (SP)
Tel: (11) 2445-2945      , www.infraero.gov.br
É o aeroporto de maior movimento da América do Sul. Fica a 25 quilômetros do centro de São Paulo.
Há ônibus especial (Airport Bus Service):  0800 2853047 ou (11) 3775-3850
Outro: Airport Service, da EMTU Tel: (11) 2221-0244     

Aeroporto Internacional de Congonhas

Av. Washington Luís s/nº, São Paulo (SP)
Tel: (11) 5090-9000     
Site: www.infraero.gov.br
Fica a apenas 8 quilômetros do centro de São Paulo e é servido pelo sistema de ônibus da cidade (Tel.: 156).

Aeroporto Internacional de Viracopos/Campinas


Rod. Santos Dumont, km 66, Campinas (SP)
Tel: (19) 3725-5000
Site: www.infraero.gov.br
Está a 18 quilômetros do centro de Campinas e a 99 quilômetros de São Paulo. O acesso à Rod. Santos Dumont, onde se localiza o aeroporto, pode ser feito pela Via Anhanguera ou Rodovia dos Bandeirantes. Há transporte de ônibus diário entre Viracopos e os aeroportos de Congonhas e Cumbica. Informações pelo Tel: (19) 3234-1000 e (19) 3234-5505     

Campo de Marte

Av. Santos Dumont, 1.979, Santana
Tel: (11) 2221-2699
Site: www.infraero.gov.br
O aeroporto opera exclusivamente com aviação executiva, táxi aéreo, escolas de pilotagem como o Aeroclube de São Paulo e Serviço Aerotático das Polícias Civil e Militar. Fica na zona norte de São Paulo.  

Airport Bus Service – 0800-2853047 ou (11) 3775-3850      

Site: www.airportbusservice.com.br

TRANSPORTES FERROVIÁRIOS:

Estações do Metrô:

- Estação da Sé
- Estação São Bento
- Estação Liberdade
- Estação da Luz
- Estação São Joaquim
- Estação Tiradentes
- Estação Vergueiro
- Estação Brigadeiro
- Estação Consolação
- Estação Armênia

SAC: 0800-7707722

Site: http://www.metro.sp.gov.br/

Companhia Paulista de Trens Metropolitanos

SAC: 0800-0550121
Site: www.cptm.sp.gov.br

SINDITAXI - Sindicato dos Taxistas Autônomos de São Paulo:

Tel: (11) 5573-5200      
Site: www.sinditaxisp.org.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone: 156

Site: http://www.saopaulo.sp.gov.br/

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO REGISTRO CIVIL E TABELIÃO DE NOTAS:

R Américo Gomes da Costa 98 - Vila Americana
São Paulo, SP | CEP: 08010-120
Telefone: (11) 2956-3227

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Pabx: (11) 3130-2000 / 2100 e 148

Site: http://www.tre-sp.gov.br/

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

DEFESA DO CONSUMIDOR: 151

HOSPITAIS: 192

EMERGÊNCIA DE TRÂNSITO: 194

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

CORREIOS - ACHADOS E PERDIDOS:

Site: www.correios.com.br/servicos/achados_perdidos

SERVIÇOS 24 HORAS:

Site: www.emsampa.com.br/page30.htm e www.guiamais.com.br/24horas

INFORMAÇÕES SOBRE TELEFONES:

ASSINANTES LOCAIS: 102

LIGAÇÕES INTERNACIONAIS: 000333

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites de Fotos e Informações: 

-www.nossosaopaulo.com.br

-www.citybrazil.com.br

-http://www.cidadedesaopaulo.com

-http://www.panoramio.com

-http://pt.wikipedia.org

-http://br.distanciacidades.com

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

- Lygia Fagundes Telles, natural da capital de São Paulo. Escritora de contos e romances.

- Álvares de Azevedo, nascido em São Paulo. Lírico.

- Mário Raul de Moraes Andrade (São Paulo, 9 de outubro de 1893 — São Paulo, 25 de fevereiro de 1945) foi um poeta, romancista, musicólogo, historiador, crítico de arte e fotógrafo brasileiro. Um dos fundadores do modernismo brasileiro. 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Acessibilidade – Boa parte dos locais públicos estão adaptados para portadores de necessidades especiais.

Mais informações:

Sites: www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/pessoa_com_deficiencia

Bairros de São Paulo oferecem guias virtuais:

Sites: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u14989.shtml

Jornais e revistas locais

Sites: www.estadao.com.br; www.folha.uol.com.br; www.vejasaopaulo.com.br

Previsão do tempo na Capital

Sites: http://www.prefeitura.sp.gov.br/servicos/cidadaos/meio_ambiente/clima

Previsão do tempo no Estado

Sites: http://www.defesacivil.sp.gov.br/meteorologia.asp

Comentários de São Paulo

morei em sp entre 2002 e 2003 no bairro da liberdade, nossa, o que mais gostava era de passear no centro ,e fazer umas compra na 25 de março, tenho saudades dessa cidade linda, se podesse fária o tempo voltar...
Por: Sandra Maria de Souza

Conheci e adorei, sensacional!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: júlio azevedo

s.paulo e a cidade maior do estado e linda e bonita grande
Por: joao augusto

Moro em São Paulo ha aproximadamente40 anos. Para mim não existe lugar melhor no mundo.É linda!!!!É hospitaleira, e da oportunidade para quem se dispuser a trabalhar.Seus pontos turísticos são maravilhosos.
Por: AMARINHA F.A. DOS SANTOS

Viví y trabajé en SP de 1972 a 1977 y posteriormente desde 1986 a 1989. Extraño Sao Paulo y tengo ganas de volver aunque obligaciones familiares me lo impiden. Pero soñar no cuesta nada.
Por: Marcos Daniel

nossa sem palavras pra essa ciidade nasci aki! por mais que seja uma cidade de muita correria... eu amo aminha cidade!
Por: valeria

EU SOU O JORGE,SOU CEARENSE,MAS ADORO SAO PAULO,QUE E UMA CAPITAL QUE ENSINA O SER HUMANO A SOBREVIVER.OBRIGADO SP/PELO PAO DO DIADIA. ASS;JORGE MIRANDA.
Por: JORGE MIRANDA.

Sao Paulo Capital, Sao Paulo interior, Sao Paulo de todos, Sao Paulo de tudo, Sao Paulo do povo brasileiro. Apesar de todas dificuldades que nossa cideda apresenta, aqui para quem quer e deseja vencer e, o lugae certo. Considero-me um vencedor aqui em Sao Paulo, o mesmo desejo a todos. Miguel de Presidente Venceslau-SP.
Por: Miguel Ferreira da silva

Sou de Morrinhos, Go. Porém, meus antepassados da familia Barros que é muito grande, vieram do Estado de São Paulo. Visitei SP por duas vezes e fiquei encantado. Conheci lugares lindos como a região onde fica o Palácio dos Bandeirantes. O Estádio do Morumbi, Viaduto do Chá, Praça da Sé, Vila Prudente, Vila Mariana, Vila Ema e tantos outros lugares que não dá para descrever. Conheci pessoas maravilhosas em São Paulo. Desejo a todos desta maior cidade da América so Sul, muitas felicidades!
Por: Ercílio Barros

é mesmo uma cidade de belesas incriveis e que eu conheço muito pouco ainda...
Por: paulo

Nossa não tenho palavras para descrever São Paulo. Há amo de paixão!! São tantos misterio que a envolve no entanto de alguma forma tudo funciona...... Abraço Cidade querida!!!! Aluisio da Silva Junior
Por: Aluisio da Silva Junior

Sou filho de Pernambuco e resido atualmente, em cidade da grande São Paulo. Lugar de correria, lugar próspero...
Por: Antonio Cícero da Silva(Águia)

Opa beleza?! Bacana seu site, parabéns! Bacana seu site, parabéns! Bacana seu site, parabéns!
Por: Renan

Sao Paulo é muito legal ja fui ai umas 5 vezes fico muito felíz em saber que ai que fica o maior templo do mundo que pertence a Igreja Pentecostal Deus e Amor gostei muito dai mesmo morando em outra cidade
Por: Claudenicio martins

São Paulo e uma cidadee muitoo legal moro Gosto muito dela ALÉM de as vezes ter muitoa correria no centro da cidade!! Ana♥São Paulo(l)
Por: Ana Paula

São Paulo, é cidade que não pàra, que não dorme. É um lugar de muito trabalho, diversão e alegria. Esta é uma cidade bela, cultural, turística, próspera e da garoa... É excelente!...
Por: Antonio Cícero da Silva(Águia)

Olá sao paulo para mim é tudo de bom sou potiguar de nascimento e paulista de coraçao moro aqui desde fevereiro de 73 no bairro de sao miguel amo esta cidade mae de todos nordestinos e de todo o mundo enfin sou de sitio novo R. G do Norte quase 40 anos adotado por esta linda e gigante Sao Paulo obriga
Por: Francisco Ccanindé de Lima / canindé

adorei a vista é muito bom passarei a proxima ferias nessa pousada
Por: danilo lucas

São paulo uma cidade incrivel, foi amor aprimeira vista está cidade e d+! um dos melhores lugar de ir é no parque do ibirapuera, é muito bonito e preservado. é ponto de encontro. venha conhecer.
Por: renilda santana

Visitei SP e adorei estive em vários lugares e conheci várias pessoas.ADOREIII!!!
Por: Simone Santos

Nooooooooooooooooooooooosssssaaaa!!!!!!!!!!!!! Sampa é d+. eu fui lá e me surpreendi com tudo que vi: a estação da luz, o museu da usp, o mercado público, enfim tudo o pouco que eu vi. recomendo a todos irem lá, vocês irão gostar, podes crer...
Por: Rafael de Jesus Santos

cidade maravilhosa tem orgolho de morar nela e muito lindo adorrrreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!!!!!!
Por: nayara barroso nunes

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São Paulo
Fundação:
1554
Altitude:
760m
População:
9.968.485 habitantes
Área:
1.528,5km²
Densidade Demográfica:
6.521,74hab/km²
CEP:
01000-000

Envie seu comentário sobre São Paulo

banner