Natal

Natal-RN
banner

Bem-vindo a Natal!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Natal, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Natal.

A cidade de Natal, localizada no estado de Rio Grande do Norte (RN), foi fundada no ano de 1599. A localidade está em uma altitude de 30m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 688.955 habitantes. A área total de Natal é de 169,9km², e sua densidade demográfica é de 4.055,06hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Natal-RN é 59000-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Natal é querida pelos turistas por fazer sol durante quase o ano todo, oferecer algumas das mais belas praias do país e também pela hospitalidade do povo potiguar, que sempre recebe os visitantes com alegria e generosidade. São tantas dunas, recifes, falésias, piscinas naturais, entre outros passeios para fazer na capital do Rio Grande do Norte e em seus arredores que mesmo passando muitos dias por lá dificilmente o turista conseguirá conhecer tudo.

Para quem está indo para Natal pela primeira vez a dica é se hospedar em Ponto Negra, além de ficar bem próxima da praia a região conta com uma grande variedade de restaurantes e lojinhas.

Uma boa opção para quem vai passar mais tempo na cidade é alugar um carro, mas grande parte dos passeios pode ser feito a pé ou de táxi. A cidade também conta com o serviço de guias, é a melhor opção para quem quer conhecer a cidade e seus arredores sem correr o risco de se perder.

Onde comer em Natal

A cidade oferece muitas opções gastronômicas, não vai ser difícil decidir onde comer em Natal, mas a dica é não deixar de visitar os restaurantes: Camarões Restaurantes (comida excelente, atendimento excelente e é o mais badalado), O Peixe (a comida é maravilhosa e é mais calmo que o Camarões) e Mangai (self-service que oferece o que típica culinária nordestina tem de melhor).

O que fazer em Natal

Quem vai a Natal não deve deixar de conhecer a Lagoa de Jacumã, fica a 40 km de Natal, é um lugar lindo fica em meio a dunas impressionantes e, além disso, tem o imperdível passeio de bugue. Outro lugar que tem que fazer parte do roteiro de qualquer turista que visita a capital do Rio Grande do Norte, é a Praia da Pipa, que fica a 80 km da capital. Para quem adora natureza, Pipa oferece diversas opções de passeio, em Timbau do Sul, por exemplo, além de admirar a beleza exuberante das praias os turistas também podem ver alguns golfinhos e fazer um passeio de lancha muito divertido. Mas o turista que optar por seguir esse roteiro deve estar com o bolso preparado, pois os preços na famosa cidade de Pipa costumam ser bem salgados.

E para quem ainda não decidiu um destino para passar o final do ano Natal é uma ótima opção, o natal é comemorado de forma especial na cidade, é montada a Praça do Natal, onde acontecem feiras de artesanato, apresentação de música, dança e desfiles, e, além disso, o Papai Noel faz uma visitinha super especial aos hotéis e pousadas. E, além disso, ainda dá para aproveitar o Carnatal, uma das micaretas mais animadas que acontece na virada de novembro para dezembro.

Informações de Natal

 ROTEIROS DO BRASIL

Roteiro: Descoberta do Rio Grande

"Cidade do Sol"Noiva do Sol"Capital Espacial do Brasil"

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Natal tem início com a construção do Forte dos Reis Magos.
Na margem direita do rio Potengi, existia a Aldeia Velha onde viviam os Potiguares. Atualmente Aldeia Velha é um dos bairros de Natal. O nome desse bairro é Igapó, ligado ao centro da cidade por uma moderna ponte.
Natal cresceu muito lentamente, vindo a se desenvolver a partir de 1922, sendo os seus primeiros bairros a Ribeira e a Cidade Alta.
Natal foi fundada em 25 de dezembro de 1599 por Manuel de Mascarenhas Homem, capitão-mor de Pernambuco, onde ali chegou, em 1597, com o objetivo de construir um forte e uma cidade, a fim de assegurar a posse de Portugal, afastando os franceses que comerciavam com os indignas (os índios potiguares).
Natal, durante a II Guerra Mundial, serviu de base aeronaval, com a missão de controlar as comunicações com o continente africano.
Em 1965, foi construída a Barreira do Inferno, a principal base do programa espacial do Brasil.

SIGNIFICADO DO NOME:

Fundada em um dia de Natal, em 25 de dezembro de 1599, o nome do município tem origem no latim natale (algo como "local de nascimento") e, segundo escritores, tem ligação direta com a data de fundação da cidade.

ANIVERSÁRIO DA CIDADE:

25 de Dezembro

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Quem não conhece Natal, está perdendo, recomendo à todos que venham conhecer Natal. Belas e imensas Dunas, Farol do Calcanhar (o maior Farol da América Latina), Morro do Careca na Praia de Ponta Negra, e ainda um povo alegre e acolhedor. São essas e muitas outras maravilhas que encantam os turistas que por aqui passam.

CLIMA:

Tropical úmido

TEMPERATURA MÉDIA:

28°C

hspace=0 COMO CHEGAR:

-Via terrestre

 -Partindo de João Pessoa BR-101

 -Partindo de Fortaleza   BR-304

-Aeroporto Internacional Augusto Severo

 -Situado em Parnamirim, à 18 km de Natal

LOCALIZAÇÃO:

Situado próximo à linha do Equador, no hemisfério sul-ocidental

LIMITES:

-Norte - Extremoz

-Sul - Parnamirim

-Leste - Oceano Atlântico

-Oeste - Macaíba e São Gonçalo do Amarante

DISTÃNCIAS:

-Águas de Lindóia/SP - 2.797 km

-Aracaju/SE - 783 km

-Belo Horizonte/MG - 2.312 km

-Brasília/DF - 2.343 km

-Campinas/SP - 2.889 km

-Cotia/SP - 2.918 km

-Cuiabá/MT - 3.411 km

-Curitiba/PR - 3.291 km

-Fortaleza/CE - 523 km

-Foz do Iguaçu/PR - 3.733 km

-Guarujá/SP - 2.976 km

-Guarulhos/SP - 2.882 km

-Itu/SP - 2.929 km

-Maceió/AL - 543 km

-Manaus/AM - 5.310 km

-Mangaratiba/RJ - 2.663 km

-Mata de São João/BA - 1.032 km

-Mogi das Cruzes/SP - 2.943 km

-Porto Alegre/RS - 4.017 km

-Porto Feliz/SP - 2.962 km

-Porto Seguro/BA - 1.669 km

-Praia do Forte/BA - 1.015 km

-Recife/PE - 286 km

-Ribeirão Preto/SP - 2.776 km

-Rio de Janeiro/RJ - 2.590 km

-Salvador/BA - 1.090 km

-Santa Cruz Cabrália/BA - 1.647 km

-Santos/SP - 2.959 km

-São Paulo/SP - 2.893 km

-Sete Lagoas/MG - 2.304 km

-Sorocaba/SP - 2.975 km

-Teresópolis/RJ - 2.490 km

-Vespasiano/MG - 2.329 km

-Viamão/RS - 4.007 km

-Vitória/ES - 2.125 km

hspace=0 TURISMO:

Conhecida por Cidade do Sol, Natal é uma terra que desperta paixão pelo aconchego do seu povo e pelas paisagens paradisíacas. São praias, dunas, arrecifes e falésias. É onde se respira o ar mais puro das Américas e é aqui que se encontra o segundo maior parque florestal urbano do país.
Uma das principais maravilhas do litoral nordestino, Natal espera o turista com um dos mais belos litorais de todo o Brasil. Com praias de diferentes características ao longo da costa, a cidade oferece lazer para todos os tipos de visitantes. A mais movimentada, aconchegante e deslumbrante das suas praias é a Praia de Ponta Negra. Limpeza urbana e a beleza de sua arquitetura e canteiros jardinados faz da cidade uma das mais belas cidades do Brasil. No verão, Natal simplesmente ferve com turistas do mundo todo.

PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS:

-Barreira do Inferno (Litoral Sul)

  -A cidade do Natal também é conhecida como Capital Espacial do Brasil por abrigar a primeira base de lançamentos de foguetes instalada na América do Sul. Hoje, realiza pesquisas espaciais e recebe visitantes com horário marcado.

-Centro de Turismo Antiga Casa de Dentenção de Natal

  -Abriga a Galeria de Arte Antiga e Contemporânea, lojas de artesanato e é palco de apresentações folclóricas. Situado a rua Aderbal de Figueiredo, no bairro de Petrópolis.

-Capitania das Artes Restaurada pela SECTUR

  -Seu prédio reúne a beleza da arquitetura neoclássica, de seu frontão; e amplos vãos livres de arquitetura moderna, de seu interior. Já foi Capitania dos Portos e sede do Governo.

-Forte dos Reis Magos

  -Construído sobre os recifes e banhado pelo rio Potengi e pelo Oceano Atlâtico, é o marco inicial da história da cidade do Natal. É tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional. Praia do Forte.

-Teatro Alberto Maranháo

  -Teve a sua construção iniciada em 1818 e concluida em 1904. Sua arquitetura neoclássica encontra-se totalmente restaurada. Localizado na praça Augusto Severo, no bairro Ribeira.

-Praia da Barra de Tabatinga (Litoral Sul)

  -Vale a pena esticar mais um pouco o passeio pelo litoral sul, passar pela praia de Búzios e chegar a Tabatinga para conhecer o Mirante e a lagoa da Arituba. As altas barreiras de pedras fazem a singularidade do lugar.

-Praia de Genipabu (Litoral Norte)

  -Os passeios de jangada com parada para um mergulho a 3 Km da costa, as emoções dos passeios de bugre nas dunas e a visita a sua lagoa fazem de Genipabu um passeio inesquecível. Acesso pela Estrada da Redinha.

-Praia de Muriú (Litoral Norte)

  -Uma das praias mais procuradas pelos veranistas de Natal, Muriú, destaca-se pelo seu vasto coqueiral e pela maciez de suas ondas. No seu cardápio, camarões e lagostas tipo exportação. Acesso pela Estrada de Extremoz.

-Praia de Pirangi (Litoral Sul)

  -Assim como Ponta Negra, Pirangi conta com ótima infra-estrutura turística. Destacam-se a beleza de seus coqueirais, o rio Pirangi e o passeio de barco no baía de Cotovelo. Acesso pela Rota do Sol - Sul.

-Praia de Ponta Negra (Litoral Sul)

  -Um dos mais conhecidos cartões postais da cidade, Ponta Negra é um capricho da natureza. Nas suas barraquinhas de praia podemos apreciar petiscos como: peixe frito, caranguejo e ostras. O Morro do Careca é sua principal atraçáo natural.

-Praia da Redinha (Litoral Norte)

  -A praia da Redinha abriga a beleza do encontro das águas do rio Potengi com o mar. Fonte de inspiração de poetas e escritores, de sua margem avista-se o Forte dos Reis Magos e os bairros de Santos Reis e Petrópolis. Acesso pela ponte de Igapó

-Via Costeira

  -Ao lado esquerdo da Via, fica o Centro de Convenções e 9 km de dunas preservadas em plena cidade. Ao lado direito, concentram-se, a beira-mar, hotéis com arquiteturas arrojadas. Acessos pela praia de Areia Preta ou pela Estrada de Ponta Negra.

hspace=0 EVENTOS:

-Feiras

-Centro Potiguarde Artesanato

  -Localização: AV. Governador Silvio Pedrosa, 290, Praia do Meio - Tel: 202-2360
   Funcionamento: Fins de Semana

-Festas

-Festa de Santos Reis

  -Festa Religiosa e profana com missas, novenas, procissão, apresentação de grupos folclóricos, shows com    bandas e barrcas com bebidas e comidas típicas.
  -Localização: Bairro de Santos Reis.
  -Data 1 a 6 de Janeiro

-Festa de Nossa Senhora dos Navegantes

  -Procissão marítima
  -Localização: Praia da Redinha
  -Data 20 de Janeiro

-Carnaval

  -Baile das Kengas, Escolha de rainha e Rei Momo, Ensaio de Máscaras, Noite de Ouro, Desfile das Escolas de Samba e Tribos de Índios, Blocos, Bandas e Trios.
  -Localização: Bairro da Ribeira e Praia de Ponta Negra.
  -Data: Fevereiro ou Março.

-Micareme: Apresentação de show local e de bandas

  -Data: 40 dias após o Carnaval

-Festival de Quadrilhas de Natal

  -Quatrocentos arraiás espalhados pela Cidade aproximadamente e 100 (cem) quadrilhas, concorrendo ao prêmio em dinheiro e troféu. Participam apenas quadrilhas de Natal.
  -Data Junho

-Festa do Boi

  -Data: Outubro

-Festa de Nossa Senhora da Apresentação - Padroeira

  -Missa na Pedra do Rosário, procissão pelas Ruas do centro da cidade, encerrando com uma missa nas Nova Catedral.
  -Localização: Praça Andfré de Albuquerque.
  -Data: 21 de NOvembro.

-Carnatal

  -Carnaval fora de época, com a participação de trios elétricos da Bahia e artistas locais.
  -Localização: Espaço de Eventos Machadão
  -Data: 1ª Quinzena de Dezembro

-Natal em Natal

  -Apresentações folclóricas, Festa de Iemanjá e show pirotécnico.
  -Localização: Praias de Ponta Negra , do Meio e Centro.

-Auto de Natal

  -Espetáculo de rua com cortejo com todas as manifestações culturais da cidade
  -Localização: Centro
  -Data 22 de Dezembro

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Prefeitura Municipal de Natal

Site : [email protected]

Telefone: (84) 3091.1180

Força e luz: 220 Volts

Estação Rodovoária de Natal:

Telefone: (84) 232-7312

Sites de Informações e Fotos:

-www.natal.rn.gov.br

-http://pt.wikipedia.org

-http://www.panoramio.com

-http://br.distanciacidades.com

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Natal

ja morei nessa linda cidade pena que eu me mudei e naõ consequi mais voltar quem naõ conhece natal , va e veja seu lindo por do sol
Por: sonia mara trappel

GENTE SOU APAIXONADA PELA MINHA TERRA, NATAL, LINDA NÃO TENHE LUGAR NO MUNDO INTEIRO MELHOR! ESTOU FORA A 15 ANOS, POR MOTIVO DE TRABALHO,MAS EM BREVE VOLTAREI...DE CERTA FORMA ESTOU SEMPRE AI, ATRAVEZ DAS NOIVAS QUE ARRUMO AQUI NO RIO, INDICO SEMPRE NATAL PARA LUA DE MEL APROXIMA VIAJA DIA 15/12 AMENIZA A SAUDADES......... CLEIDE ESTETICISTA E MASSOTERAPEUTA BEIJOS
Por: CLEIDE VALDEVINO

Sou de Natal, morei aí e morro de saudades, hoje mo no Rio de Janeiro, e tenho muita vontade de voltar mais é quase impossivel. A cidade é linda, ospitaleira e baixo nivel de vioencia.
Por: Maria do Socorro

Sou de norte rio grandense, mas não sabia o quanto a minha capital é tão bela como é. Tive a oportunidade de conhecer e fiquei encantado com tantas belezas. Realmente é um espetáculo.
Por: Lindemberg

AMO NATAL!!!CIDADE MARAVILHOSA!!! ABENÇOADA....JÁ FUI TRÊS VEZES E AMEI!!! BJS PARA NATAL E O POVO NATALENSE!!!
Por: Adriana Galvão

Natal, não tem como descrever uma cidade tão maravilhosa como ela, não sou natalense, morei durante 6 anos, e me apaixonei por esta cidade, um dia ainda vou voltar em definitivo. Como diz um ditado "que bebe destas aguas nunca deixa de voltar."
Por: Sergio da Silva Quintino

Sem duvida, umas das melhores viajens que fiz, e as dunas entao, parece que voce esta no deserto. Quem nao conhece Natal, esta perdendo, recomendo a todos, que conheçam natal.
Por: silvio lima

EU CONHEÇO NATAL ESSA CIDADE LINDA. A CIDADE MAIS LINDA E PURA...
Por: PATRICIANA

olha, o cabanas apart hotel e o melhor hotel que eu ja me hospedei. Cafe da manha e maravilhoso, mesa cheia e o melhor mesmo e q tem uma pessoa fazendo tapioca, omelete, e varias outras coisas diretamente para os hospedes, Os apartamentos sao maravilhosos, o banho com um mega panelao, e um atendimento que fiquei me sentindo em casa. obrigado a todos do cabanas.
Por: thiago

NATAL BELA CIDADE JA MOREI 06 ANOS ESTOU NO CEARA ATUALMENTE AINDA VOLTAREI A MORAR NESTA BELA CIDADE QUE SAUDADES.
Por: PAULO ARY BANDEIRA DE MELO

Nao conheço mas breve espero conheçer essa cidadr maravilhosa!!! Sou PORTUGUES eu vou muitas vezes ao Brasil ...MAS ESTA CIDADE ESTA-ME A DAR MUITA CURIOSIDADE PRA CONHEÇE-LA...
Por: david martins

nasci no interior de natal. e moro em sao paulo . mais todo viajo para a cidade maravilhosa natal . acho linda acolhedora . nao sinto vontadede de vim enbora . amo natal
Por: maria lucia osorio de lima

Morei nessa linda cidade há mias de 50 anos, que saudade...!!! Vejo que está mais bela que nunca, vou voltar...!!!Se Deus quiser....
Por: Rocilda Feitosa

nasci em natal mais moro em brasilia mais a cidade do nordeste mais belissima e natal quem comhecer natal vai se apaixonar se e linda a cidade de natal
Por: marilda de araujo temoteo

essa cidade do sol,mar e caju...é linda demais... amo você natal
Por: denize

Gente!!!! Oie, eu sou carioca mas sempre eu vou pra Natal em particular para Touros, vcs precisam conhecer o maior farol da América Latina( Faról do Calcanhar ), a vista é mt linda! vale a pena dar um pulinho lá!sem contar que as praias ddaquela região são lindas e praticamente desertas pra quem gosta de tranquilidade lá é o foco e tbm pra quem gosta de tiras fotos é prato cheio de belezas naturais, esse ano estaeri lá de novo! bjoks...♣♠♥
Por: cintia estanislau

Um lugar espetacular que tive a oportunidade de conhecer...Praias maravilhosas, lindas paisagens, gente bonita...Nem tenho palavras para descrever...A vontade mesmo, foi de não vir embora para o Piauí!!!! Indico para férias, lua de mel...Qualquer ocasião dá certo com este lugar espetacular!!!!!!!!
Por: Marcília Cristina

fui em natal em 2008 adorei esta cidade voltarei enm 2010
Por: ronney

natal e tudo de bom para quem gosta de aproveitar bons momentos de ferias sou nat.de jucurutu atualmente moro em goiania go.no mes de marco 2010 estarei de ferias do meu trabalho pret.reencontrar familiares e aproveitar o maximo desse paraiso e essa otima hospedalidade que encontramos em natal.[erivanor]
Por: erivanor da silva

Natal é a cidade mais maravilhosa que já conheci. Morei dois anos em Natal, mas por motivos de trabalho tive que voltar pro Rio. Mas assim que me aposentar com certeza essa será a cidade que desejo morar até o final de minha vida. Vale a pena conhecer!! linda demais!!!
Por: Ivana

ja estive em Natal 2 veses é uma cidade maravilhosa em beleza e tem um povo nota 10 e as praias são as mais lindas do brasil. Diogenes Araripina-PE
Por: Diogenes

moro nesta cidade desde 1982 e não me canso de desbravá-la e admirá-la cada vez mais. Ótima de se viver, prazeirosa para se divertir e recepcionar pessoas e cada dia mais linda para se mostrar. É do tamanho que a gente precisa. Nem mais , nem menos.
Por: Eliomar Veras Aguiar

eu conheço essa cidade , muito maravilhosa harmonizioza muito boa .. terra do sol ... bruno martins fortaleza ce,,
Por: buno martins

sou de belo horizonte Minas gerais estive em Natal em dezembro de 2009 com toda minha familia,ficamos hospedado no hotel rifolis em ponta negra.conhecemos varias praias como;maracajaú,baia formosa, e barra do cunhaú etc. Que cidade de praias maravilhosas,que pessoal educado e outras qualidades mais,e as dunas não posso esquecer são lindas.resumindo já conhecemos Maceió,Fortaleza e Natal são todas maravilhosas fica ate dificil saber em qual voltarei primeiro.Abraços a todos vocês porque são nota 10.
Por: francisco dos santos martins

eu ja fui uma vez e gostaria de ir de novo bjsssssssssssss!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: anonima

conheci a famosa capital de Rio G do Norte e amei é muito linda! e pretendo voltar ai e desta vez com a minha familia.
Por: celio

ea cidade mais linda do mundo,eu tenho orgulho em ser nordestina,,amo natal
Por: heloise

CIDADE MUITO BONITA DE MUITO POVO ALEGRE COMIDAS SABOROSAS GOSTEI BASTANTE GOSTARIA DE MORAR AI
Por: FABIO

Natal é a capital mais bela do Brasil e onde todos seus visitantes desejam morar,
Por: itala

gostaria muito de conhecer natal e uma cidade linda!
Por: Marcia jane muniz gomes

Natal é uma cidade maravilhosa, linda demais tenho muita vontade de morar nessa cidade.
Por: FRANCISCO DUARTE

Olá nao deixo nunca nao esqueço nao igual disse nosso saudoso Carlos Alexandre. para mim Natal é tudo de bom morei 6 anos aí em Natal na rua do Motor 275 estou em sao paulo desde 1973 mais todos dias peço a Deus que prolongue meus dias para que eu termine os dias que resta aí em Natal, sou nascido em Sitio Novo mais foi em natal que passei muitos dias felizes, um abraço muito forte a todos meus irmaos potiguares até breve [email protected]
Por: Francisco Canindé de Lima / Chico Porfirio

natal e lindo de se ver um dia quero ir para la tudo de bom
Por: tamiris

bon eu sou um poco suspeito de falar dessa cidade maravilhosa natal, eu morava nessa cidade ater 2007, hoje etr morando no,rio de janeiro mas morro de vontade de volta, nao vejo a hora de chegar esse dia, seea cidade natal nao é 10 ela é 1000 beijos e abraços natal.
Por: carlos aexandre

nao conheço natal ainda mais naminha opiniao e o lugar mais lindo do mundo pretendo conheçer em breve
Por: viviane helena

,EU nao conheco natal,mas tenho pretencao de conhecer ,o mas breve possivel,quero conhecer todos os melhores lugars desta bela cidade,se deus quiser ok,,abracos,,,
Por: osvaldo heil

eu amo Natal, vou 1 vez por ano nessa maravilha de cidade, e não deixo de visitar , o maior cajueiro do mundo e a praia de pipa, praia dos golfinhos e etc, td e hiper,mega super,maravilhoso ai,
Por: joão marques

natal é o paraíso é a cidade mais linda que ja conheci quero voltar!!!
Por: marcia cristina perim

Conheço morei em NATAL,cidade maravilhosa,cidade do sol,recomendo a todos ,fazer uma visita,a NATAL.Gostaria muito de voltar a morar em NATAL.
Por: CLAUDIA GONÇALVES DE BELMONT

Natal, que saudade, praia de redinha, praia do meio, geni pabu, santa rita, muitas praias, sou Paranaense da cidade de Xambre, moro atualmente em Brasilia desde 1983. Mas adorei conhecer Natal, que um dia pretendo morar.
Por: FLORISVALDO MEIRA DOS SANTOS

Nascie em Pernambuco, mais morei em Natal por sete anos e me apaxonei pr esta cidade. Tenho uma paixão enorme pela beleza desta cidade que é muito aconchegante.
Por: SILVIO MENDES CAHU

Natal cidade do SOL !!! ja fui 4 vezes e não me canso nunca MARAVILHOSOOOOOO ...
Por: ALEXSIANA TAVARES

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Natal
Fundação:
1599
Altitude:
30m
População:
688.955 habitantes
Área:
169,9km²
Densidade Demográfica:
4.055,06hab/km²
CEP:
59000-000

Envie seu comentário sobre Natal

banner