Belo Horizonte

Belo Horizonte-MG
banner

Bem-vindo a Belo Horizonte!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Belo Horizonte, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Belo Horizonte, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1893. A localidade está em uma altitude de 858m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 2.139.125 habitantes. A área total de Belo Horizonte é de 331,9km², e sua densidade demográfica é de 6.445,09hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Belo Horizonte-MG é 30000-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Belo Horizonte é a capital de Minas Gerais e reconhecida como uma das maiores cidades brasileiras, possui população com mais de 2 milhões de pessoas. Ela foi uma das primeiras cidades planejadas do país, sendo criada em 1897.

A cidade tem muitas belezas naturais, repletas de montanhas, rios, cachoeiras, lagos e muita vegetação. Ela também está localizada próxima a outras grandes metrópoles como Rio de Janeiro, São Paulo e Vitória. Além disso, Belo Horizonte possui uma infraestrutura rodoviária bem desenvolvida, o que permite que os carros circulem com mais segurança pelas estradas.

Quem pretende visitar Belo Horizonte encontra muitos pontos turisticos interessantes como, por exemplo, museus, prédios históricos, centros culturais e muitas outras opções de turismo para todas as idades. Confira agora, alguns pontos turistícos e divirta-se na cidade!

A cidade recebe diversas pessoas de vários lugares do país e do mundo. Essa diversidade de público influencia na gastronomia local, diversos sabores de diferentes culturas realçam as delícias.

Lá se encontram restaurantes italianos, japoneses, espanhóis, dentre outros. Cada sabor típico das origens que agradam a todos que visitam Belo Horizonte.

Belo Horizonte tem lugares turísticos importantes como o Museu de Arte da Pampulha, ele fica situado na Lagoa da Pampulha, cartão postal da cidade, o museu está aberto para visitação pública. A estrutura externa do local é apreciada pelos milhares de visitantes devido aos lindos jardins projetados pelo arquiteto Burble Marx.

Para quem adora tirar fotografias em locais arquitetônicos, esta Lagoa da Pampulha é ideal, seja para registrar lindas paisagens como para passear devido às diversas atrações que o local oferece, entre eles a Igreja São Francisco de Assis, obra de Oscar Niemeyer.

Também na lagoa, há a Fundação Zoo Botânica, nela existem vários animais e tipos de plantas para conhecer.

Os parques também são lugares excelentes locais de visitas, o Parque Municipal Américo Renné Giannetti e o Parque das Mangabeiras, que possuem imensa preservação de área verde.

Em belo Horizonte as praças também encantam, existe a Praça da Liberdade que contém inúmeros atrativos como o Espaço Tim Cultural e demais atrações culturais que têm na região. A Praça Raul Soares, ela está localizada no centro da cidade e com um projeto moderno chama a atenção dos turistas que visitam o local.

Enfim, aproveite para conhecer a cidade de Belo Horizonte, aproveite todas essas dicas e planeje uma linda viajem, confira pacotes de viagem para a Belo Horizonte e divirta-se com amigos e toda a família!

Informações de Belo Horizonte

 ROTEIROS DO BRASIL

Roteiro: Caminhos Reais

"BH"Beagá"Belô"Cidade-jardim"

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Um arraial pacato de gente ordeira e cortês foi à procura de ouro que no distante 1701 o bandeirante João Leite da Silva Ortiz chegou à serra de Congonhas. Em lugar do metal encontrou uma bela paisagem de clima ameno e próprio para a agricultura. Resolveu ficar: construiu a Fazenda do Cercado onde desenvolveu uma pequena plantação e criou gado.
O progresso da fazenda logo atraiu outros moradores e um arraial começou a se formar em seu redor. Viajantes que por ali passavam conduzindo o gado da Bahia em direção às minas fizeram da região um ponto de parada.
O povoado foi batizado de Curral del Rei. Da serra de Congonhas mudou-se o antigo nome: é hoje a nossa Serra do Curral. Nossa Senhora da Boa Viagem a quem os forasteiros pediam proteção tornou-se padroeira do local.
Aos poucos o Curral del Rei foi crescendo apoiado na pequena lavoura na criação e comercialização de gado e na fabricação de farinha. Algumas poucas fábricas ainda primitivas instalaram-se pela região: produzia-se algodão fundia-se ferro e bronze. Das pedreiras extraía-se granito e calcário. Frutas e madeiras eram vendidas para outros locais.
Com a decadência da mineração o arraial se expandiu. Das 30 ou 40 famílias existentes no início saltou para a marca de 18 mil habitantes. Elevado à condição de Freguesia mas ainda subordinado a Sabará o Curral del Rei englobava as regiões de Sete Lagoas Contagem Santa Quitéria (Esmeraldas) Buritis Capela Nova do Betim Piedade do Paraopeba Brumado Itatiaiuçu Morro de Mateus Leme Neves Aranha e Rio Manso. Vieram as primeiras escolas o comércio se desenvolveu. No centro do arraial os devotos ergueram a Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem.
Esse ciclo de prosperidade contudo durou pouco. AS diversas regiões que constituíram o arraial foram se tornando autônomas separando-se dele. A população rapidamente diminuiu e a economia local entrou em decadência. Já no final do século passado restavam mais de 4 mil habitantes. Sua rotina era simples e monótona. Começava cedo no trabalho de casa ou na lavoura e terminava às dezenove horas quando muitos já começavam a se recolher. Durante o dia a Farmácia Abreu era o ponto de encontro preferido para o bate-papo. à noite as mulheres faziam novenas enquanto os homens improvisavam um botequim no Armazém Esperança. De vez em quando uma serenata fazia as janelas se abrirem. Apenas nos fins-de-semana o arraial ganhava vida quando os moradores das redondezas vinham ouvir a missa ou visitar parentes e fazer compras. Em datas especiais o arraial tornava-se mais alegre: nas Festas Juninas no Natal ou no Dia da Padroeira os festejos eram certos.
A Proclamação da República em 1889 vem trazer aos curralenses a esperança de transformações. Para entrar na era que então se anunciava deixando para trás o passado monárquico aos sócios do Clube Republicano do arraial propuseram a mudança de seu nome para Belo Horizonte. Foi nesse clima de euforia que os horizontinos receberam a notícia da nova construção da nova capital. Durante três dias o arraial se pôs em festa com missa solene discursos bandas de música e bailes. Seus habitantes já sonhavam com modernização e o progresso que a capital traria para a região. Nem imaginavam que nos planos dos construtores não havia espaço reservado para eles.

SIGNIFICADO DO NOME:

Acessível por todos os lados embora circundado de montanhas; rico em cursos d'água; possuidor de um clima ameno, numa altitude de 800 metros. A área destinada à nova capital parecia um grande anfiteatro entre as Serras do Curral e de Contagem.

ANIVERSÁRIO DA CIDADE:

12 de Dezembro

GENTÍLICO:

belo-horizontino

POPULAÇÃO:

2.479.175 habitantes - censo IBGE/2013

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Com amplas avenidas praças e áreas arborizadas Belo Horizonte a capital mineira orgulha-se de ser uma das boas cidades do país para se viver. Carinhosamente chamada de Belô ou Beagá a cidade oferece interessantes áreas de visitação casas de espetáculos com intensa produção artístico-cultural boa e diversificada gastronomia rico artesanato disponível em suas feiras e lojas especializadas e mantem uma gostosa característica – a hospitalidade mineira.
A cidade planejada para ser a capital de Minas Gerais que segundo os planos do engenheiro Aarão Reis deveria ter 200.000 mil habitantes no final século XX é hoje uma metrópole dinâmica com 2 3 milhões de habitantes. Considerando-se os municípios que formam a Região Metropolitana essa população sobe para 4 milhões de habitantes segundo o censo de 2000 .
Além de ser referência para centenas de municípios mineiros Belo Horizonte está interligada a importantes centros como São Paulo Rio de Janeiro Salvador Brasília Vitória e Goiânia possui uma localização privilegiada e é servida por uma extensa malha rodoviária e transporte aéreo o que favorece muito o fluxo de visitantes e os investimentos na atividade turística. Na cidade arrojada e moderna de hoje o desenvolvimento econômico vem passando pela profissionalização dos mais diferentes segmentos do turismo sobretudo o de eventos e negócios.
Por isso as vantagens que a cidade oferece não param aí. BH possui uma infra-estrutura turística de qualidade com bons aeroportos hotéis e restaurantes vasta gama de serviços comércio arrojado vida noturna agitada e bons espaços para eventos de médio porte o que contribui para que se consolide a sua vocação para o setor comércio e prestação de serviços.

Clima:

Tropical de altitude

Temperatura Média:

21º C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Rodovias: BR-040, BR-381 e BR-262

LOCALIZAÇÃO:

Região Metropolitana

LIMITES:

Nova Lima, Betim, Contagem, LAgoa Santa, Sabará, Caeté, Ibirité, Igarapé, Pedro Leopoldo, Raposos, Rio Acima, Ribeirão das Neves, Santa Luzia e Vespasiano.

DISTÂNCIAS:

-Águas de Lindóia/SP - 489 km

-Aracajú/SE - 1.547 km

-Brasília/DF - 735 km

-Campinas/SP - 581 km

-Cotia/SP - 610 km

-Cuiabá/MT - 1.574 km

-Curitiba/PR - 983 km

-Fortaleza/CE - 2.325 km

-Foz do Iguaçu/PR - 1.478 km

-Guarujá/SP - 668 km

-Guarulhos/SP - 574 km

-Itu/SP - 621 km

-Maceió/AL - 1.806 km

-Manaus/AM - 3.878 km

-Mangaratiba/RJ - 512 km

-Mata de São João/BA - 1.345 km

-Mogi das Cruzes/SP - 635 km

-Natal/RN - 2.309 km

-Porto Alegre/RS -  1.710 km

-Porto Feliz/SP - 654 km

-Porto Seguro/BA - 932 km

-Praia do Forte/BA - 1.387 km

-Recife/PE - 2.031 km

-Ribeirão Preto/SP - 515 km

-Rio de Janeiro/RJ - 439 km

-Salvador/BA - 1.354 km

-Santa Cruz Cabrália/BA - 954 km

-Santos/SP - 651 km

-São Paulo/SP - 585 km

-Sete Lagoas/MG - 76,9 km

-Sorocaba/SP - 667 km

-Teresópolis/RJ - 391 km

-Vespasiano/MG - 28,5 km

-Viamão/RS - 1.699 km

-Vitória/ES - 520 km

hspace=0 TURISMO:

Nas redondezas de Belo Horizonte encontram-se parques de grande riqueza natural como o Parque das Mangabeiras, localizado a 6 km de distância da cidade, na Serra do Curral. Além de riachos e fontes naturais, o parque tem também um anfiteatro aberto e facilidades para esportes. Próximo à Serra do Curral, ainda no âmbito da região metropolitana de Belo Horizonte, encontra-se a reserva natural de Mata do Jambreiro, área de 912 hectares, com vegetação típica da Mata Atlântica, onde vivem mais de 123 espécies de pássaros e dez espécies diferentes de mamíferos.

Principais Pontos Turísticos:

-Casa do Baile 

  -A Casa do Baile foi inaugurada em 1943. Ali funcionava um dancing popular. Com a desativação do Cassino, a Casa do Baile acabou fechando as portas em 1948. A construção circular, que fica numa ilha artificial, possui uma pitoresca ponte de onze metros e chama a atenção pelas formas sinuosas das fachadas, que sugerem quase uma continuidade da Lagoa. Créditos: Acervo Belotur

Endereço: Avenida Otacílio Negrão de Lima, 751 - Pampulha
Bairro: Centro
Tel: (31) 277.7443

-Centro de Cultura 

  -A construção distingue-se na cidade como um do poucos exemplares da arquitetura neogótica, de inspiração portuguesa. Construído em 1914, para abrigar o Conselho Deliberativo da Capital, primeiro órgão legislativo municipal, e a Biblioteca Pública Municipal, o edifício tem rica decoração externa e interna. O prédio tombado passou por uma reforma para sediar o Centro de Cultura Belo Horizonte, inaugurado em 1997, com o objetivo de ser um espaço voltado à cultura.
Créditos: Acervo Belotur

Endereço: Rua da Bahia, 1149 - Centro
Bairro: Centro
Tel: (31) 277.4014

-Feira de Artesanato 

  -Idealizada por um grupo de artistas mineiros e críticos de arte, esta feira surgiu na Praça da Liberdade em 1969. Logo se tornou ponto de encontro de várias gerações e despertou a atenção dos visitantes e turistas para a riqueza e diversidade dos trabalhos expostos. A feira extrapolou os limites da praça e foi transferida para a avenida Afonso Pena em 1991. Hoje são cerca de três mil expositores divididos em 17 setores. Créditos: Acervo Belotur

Endereço: Avenida Afonso Pena - Centro
Bairro: Centro 

-Feira de Tom Jobim 

  -Exposição e venda de peças antigas e pequenos objetos, com o atrativo das comidas e bebidas típicas de várias regiões Neste festival gastronômico ao ar livre, pode-se optar, entre outros, pela comida internacional ou pelos pratos típicos da cozinha mineira e brasileira. Aos sábados, é um local agradável e descontraído para encontro da população. Conta com 85 expositores.
Créditos: Acervo Belotur

Endereço: Avenida Bernardo Monteiro
Bairro: Centro

-Flores 

  -A Feira de Flores e Plantas Naturais constitui um atrativo à parte em Belo Horizonte. Nela são encontrados os mais diversos tipos de plantas, inclusive bonsais. A feira vem crescendo, já conta com cerca de 50 expositores e se tornou programa obrigatório. Funciona à sombra de enormes ficus, o que lhe confere um ar bucólico.
Créditos: Acervo Belotur

Endereço: Av. Bernardo Monteiro
Bairro: Centro

-Igreja Boa Viagem 

  -A história da Catedral da Boa Viagem se confunde com a própria história de Belo Horizonte. Desde os princípios do século XVIII, existia, onde hoje se encontra a Catedral, uma pequena capela de pau-a-pique, típico exemplar da arquitetura colonial mineira. A capela antiga foi substituída pela nova catedral, cuja construção terminou em 1932. Em estilo neogótico, a Catedral da Boa Viagem abriga vitrais de grande beleza e seu altar-mor é todo trabalhado em mármore de Carrara. Nossa Senhora da Boa Viagem é padroeira de Belo Horizonte.
Créditos: Acervo Belotur

Endereço: Rua Sergipe, 175 - Centro
Bairro: Centro
Tel: (31) 222.2361

-Igreja de São Francisco

  -A Igreja de São Francisco de Assis foi inaugurada em 1943. Com linhas arrojadas, apresenta mosaicos nas laterais da nave. Seu interior abriga a Via Sacra, constituída por 14 painéis de Portinari, considerada a sua obra mais significativa. Os jardins são assinados por Burle Marx.
Créditos: Acervo Belotur

Endereço: Avenida Otacílio Negrão de Lima, s/nº - Pampulha
Bairro: Centro
Tel: (31) 491.2319

-Igreja São José

  -Primeira igreja projetada para a nova capital, foi inaugurada em 1906 e logo se tornou ponto de encontro religioso da sociedade. Foi entregue aos padres redentoristas com projeto arquitetônico dos irmãos Gregório e Werenfrid e pinturas do imigrante alemão Schumacker.
Créditos: Acervo Belotur

Endereço: Rua Tupis, 164 - Centro
Bairro: Centro
Tel: (31) 273.2988

-Mercado Central 

  -Inaugurado em 1929, ocupa uma área privilegiada na região central da cidade. São mais de 400 lojas, que vendem de tudo, desde hortifrutigranjeiros de ótima qualidade, produtos típicos como os queijos e doces mineiros, passando pelo artesanato, ervas e raízes medicinais, até a venda de loterias. Nos bares mais populares, muita gente se reúne para apreciar os famosos tira-gostos regados a cerveja gelada. Misturando tradição e memória com aspectos da vida moderna, o Mercado Central é mais do que uma grande feira ou um centro de abastecimento: é um espaço descontraído de convívio social.
Créditos: Acervo Belotur

Endereço: Avenida Augusto de Lima, 744 - Centro
Bairro: Centro
Tel: (31) 274.9434
Visitação: 2ª a sáb. de 7h às 18h, dom. e feriados de 7h às 12h. 

-Minascentro 

  -O Minascentro (Centro Mineiro de Promoções Israel Pinheiro) é o maior centro de convenções de Belo Horizonte. Possui uma área total de 30164 m², dividida em três pisos, com capacidade para 10 mil pessoas. O prédio foi construído em 1926, para ser sede da Escola de Aperfeiçoamento. Em 1948, passou a abrigar a Secretaria de Estado da Saúde. Em estilo neoclássico, sua arquitetura foi preservada, apesar das reformas para transformá-lo em centro de convenções.

Endereço: Rua Curitiba, 1264 - Centro
Bairro: Centro
Tel: (31) 217.7900

-Mineirão

  -Inaugurado em 1965, o Mineirão, segundo maior estádio coberto do mundo com capacidade para 130 mil pessoas, ajudou a levar o futebol mineiro para lugar de destaque e dotou o público de um espaço adequado para assistir a grandes espetáculos do futebol profissional.

Endereço: Avenida Antônio Abrahão Caram, 1001 - Pampulha
Bairro: Centro
Tel: (31) 499.1100
Visitação: Aberto diariamente de 8h às 18h

-Museu Abílio Barreto 

  -Instalado em antigo casarão colonial de 1883, único remanescente do arraial do Curral Del-Rey, o museu guarda um valioso acervo referente à histórica Belo Horizonte, composto por pinacoteca, mobiliário, esculturas, arte sacra, peças decorativas, documentos, material fotográfico e iconográfico. A maquete do antigo Curral Del-Rey fica neste museu.

Endereço: Rua Bernardo Mascarenhas, s/nº Cidade Jardim
Bairro: Centro
Tel: (31) 296.3896

-Museu da Pampulha

  -O prédio que abriga o Museu de Arte da Pampulha (MAP) foi o primeiro projeto de Oscar Niemeyer. Antigo cassino da cidade, foi fechado em 1946 com a proibição do jogo no país. Em 1957, o chamado Palácio de Cristal passou a funcionar como Museu de Arte. Sua concepção foi influenciada pelos princípios de Le Corbusier. Os jardins de Burle Marx são uma homenagem ao verde tropical. Três esculturas de Ceschiatti, Zamoiski e José Pedrosa adornam os jardins. Em 1996, foi readequado e ganhou novas salas de multimídia, biblioteca, café/bar, loja de souvenires e toda uma infra-estrutura técnica para abrigar as obras. O MAP possui um expressivo acervo de 1600 obras.

Endereço: Avenida Otacílio Negrão de Lima, 16.585 - Pampulha
Bairro: Centro
Tel: (31) 277.7946
Fax: (31) 443.4533
Visitação: 3ª a dom. de 9h às 19h. As visitas guiadas devem ser marcadas com antecedência.

-Museu do Telefone 

  -Foi inaugurado em 1978, como parte das comemorações dos 25 anos da Telemig, com o objetivo de resgatar, preservar e divulgar a memória da telefonia em todo o mundo, desde a sua invenção até as mais modernas tecnologias do setor de telecomunicações. Visitas programadas com antecedência para alunos de escolas e grupos de adultos.

Endereço: Avenida Afonso Pena, 4001- Térreo - Mangabeiras
Bairro: Centro
Tel: (31) 229.2873
Visitação: 2ª a 6ª de 8h às 12 h e 13h30 às 17h30.

-Museu Mineiro 

  -O prédio do Museu Mineiro, de estilo eclético com predominância de elementos neoclássicos, é considerado parte integrante de seu acervo, pelo valor histórico e artístico que representa. Construído no final do século passado, serviu como sede do extinto Senado Mineiro - o Senadinho. Em 1977, foi autorizada a implantação do museu. Reúne um acervo composto de diversas coleções, que retratam a história da produção cultural mineira. Destaca-se a coleção de Arte Sacra Colonial.

Endereço: Avenida João Pinheiro, 342 - Centro
Bairro: Centro
Tel: (31) 269.1168
Visitação: 3ª a 6ª de 11h30 às 18h30, sáb., dom. e feriados de 10h às 16h.

-Palácio da Liberdade 

  -O Palácio da Liberdade foi inaugurado em 1898. A construção reflete a influência do estilo francês na arquitetura da capital, com requintes de acabamento. A escadaria de ferro e estruturas metálicas foram importadas da Bélgica. Destacam-se os jardins em estilo rosal, de Paul Villon; o salão de banquete à Luís XV; as pinturas do Salão Nobre, uma homenagem às artes, e o grande painel de Antônio Parreira.

Endereço: Praça da Liberdade, s/nº - Funcionários
Bairro: Centro

-Palácio das Artes 

  -Construído dentro da área do Parque Municipal, o prédio teve projeto inicial de Niemeyer. A planta definitiva ficou a cargo do engenheiro Hélio Ferreira Pinto e a inauguração foi em 1971. A construção imponente e moderna abriga a Grande Galeria, com um espaço nobre para as artes visuais, e mais três galerias para exposições artísticas, lançamentos literários e eventos do gênero, o Foyer, as salas Arlinda Corrêa Lima e Genesco Murta, a sala de cinema Humberto Mauro e ainda duas salas de espetáculos: o Grande Teatro e o Teatro de Arena João Ceschiatti. Funciona no mesmo prédio o Centro de Artesanato Mineiro.

Endereço: Avenida Afonso Pena, 1537- Centro
Bairro: Centro
Tel: (31) 237-7234
Fax: (31) 237-7215
Visitação: (Visitas monitoradas marcadas com antecedência pelo telefone.: (31) 237-7210)

-Parque das Mangabeiras 

  -Localizado nas encostas da Serra do Curral, foi projetado pelo paisagista Burle Marx e inaugurado em 1982. O Parque das Mangabeiras é um dos maiores parques urbanos do país, com matas que ocupam a maior parte dos seus 2,3 milhões de m². Além de funcionar como centro de pesquisa e de educação ambiental, aberto a toda a comunidade, dispõe de variadas opções de lazer. Para visitar o parque, existem três opções: o Roteiro das Águas, o Roteiro da Mata e o Roteiro do Sol. Logo na entrada, uma sala multimídia orienta os visitantes sobre as atrações do local.

Bairro: Centro 

-Parque Municipal

  -Primeira área de lazer e contemplação da cidade, o Parque Municipal Américo Renné Giannetti foi inaugurado em 1897, na antiga Chácara do Sapo, onde residia o engenheiro Aarão Reis, responsável pelo planejamento da nova capital. Surgiu inspirado nos parques franceses da Belle Époque, com roseiras e coreto. Em meio a muito verde, estão mais de 50 espécies de árvores, onde ficam diversos equipamentos de lazer. Hoje o espaço funciona também como centro de educação ambiental. Outras atrações dentro do Parque Municipal são o orquidário da cidade, o teatro Francisco Nunes e o Palácio das Artes.

Endereço: Av. Afonso Pena, s/nº - Centro
Bairro: Centro
Tel: (31) 273-2001
Visitação: Aberto de 3ª a domingo de 6h às 18h.

-Praça 7 de Setembro

  -A Praça Sete de Setembro é o principal ponto de referência do centro da cidade.Os prédios e construções do hipercentro de Belo Horizonte apresentam estilos arquitetônicos diferentes. O corredor da avenida Afonso Pena é uma boa vitrine dessa progressão de estilos e de décadas. O Tribunal de Justiça, na Afonso Pena, 1420, em estilo neoclássico, data de 1911. Também em estilo neoclássico, a Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, na Afonso Pena, 1534, é ornamentada por colunas coríntias. O elegante e luxuoso Automóvel Clube, na Afonso Pena, 1394, foi construído na década de 20 para reunir a nata da sociedade mineira. Da década de 40, a sede da Prefeitura de Belo Horizonte, na Afonso Pena, 1212, tem características Art Decó com volumes geométricos no traçado da fachada. O Edifício Acaiaca, na Afonso Pena, 867, com 29 andares, foi um marco da verticalização de Belo Horizonte. Inaugurado em 1943, em estilo Art Decó e influência marajoara.

Bairro: Centro

-Praça da Bandeira 

  -Reinaugurada em 12 de dezembro de 1997, como parte das comemorações dos 100 anos de Belo Horizonte, a Praça da Bandeira é um espaço aberto e contemplativo que abriga o Marco Cívico do Centenário. No terceiro domingo de cada mês, é realizada a cerimônia de troca da Bandeira Nacional, a partir das 10 horas.

Bairro: Centro

-Praça da Estação 

  -Foi através do antigo ramal ferroviário que chegou todo o material necessário para a construção da nova capital das Minas Gerais. Em 1888, Belo Horizonte ganha o primeiro relógio público da cidade, no alto da torre da estação. A construção da praça teve início em 1904 e, dessa época, destacam-se até hoje nos jardins os dois leões em mármore, encomendados ao artista belga Folini. Com o rápido crescimento da cidade, foi necessária a construção de uma nova estação ferroviária, inaugurada em 1922, em estilo neoclássico. No largo encontra-se também o Monumento da Terra Mineira, estátua de bronze que homenageia os heróis da Inconfidência. O prédio ao lado, construção retangular, servia como dormitórios e escritórios da Rede Ferroviária Federal. No prédio da estação, fica a maquete de ferromodelismo, uma representação de mini-ferrovia.
Créditos: Acervo Belotur

Bairro: Centro
 
-Praça da Liberdade

  -A construção do conjunto arquitetônico e paisagístico da Praça da Liberdade foi iniciada na época da fundação da nova capital (1895-1897). Feita para abrigar a sede do poder, as primeiras Secretarias de Estado obedecem a tendência da época - estilo eclético com elementos neoclássicos. Ao longo dos anos, o núcleo foi recebendo construções de diferentes estilos arquitetônicos. Na década de 40, o estilo Art Decó com revestimento pó-de-pedra do Palácio Cristo Rei; nas décadas de 50 e 60, prédios modernos foram implantados, como o Edifício Niemeyer e a Biblioteca Pública; já nos anos 80, em estilo pós-moderno, foi inaugurado o Centro de Apoio Turístico Tancredo Neves. A praça é ponto de encontro da cidade e ainda conta com coreto e fonte luminosa.

Bairro: Centro

-Praça da Savassi 

  -A Praça Diogo de Vasconcelos, mais conhecida como Praça da Savassi, fica no bairro Funcionários, numa região que também passou a ser genericamente chamada Savassi. O nome está ligado a uma padaria famosa, da família Savassi, que existia no local. Na década de 40, era ponto de encontro de políticos e da alta sociedade. Com o passar do tempo, a Savassi se firmou como centro comercial sofisticado, transformando-se, mais tarde, em point da juventude e de grande concentração de bares e restaurantes.

Bairro: Centro

-Praça do Papa

  -Que belo horizonte . Esta foi a expressão utilizada pelo Papa João Paulo II diante da paisagem urbana que avistou, ... do alto do bairro das Mangabeiras, quando esteve na cidade em 1980. Desde então, a praça Israel Pinheiro, onde ele celebrou missa campal, passou a ser denominada Praça do Papa. No centro da praça foi erguido um monumento em ferro, em homenagem à sua visita. Atualmente é local das principais manifestações religiosas e de shows musicais que acontecem na cidade. A praça é cercada pela Serra do Curral, tombada e eleita pela população como símbolo oficial de Belo Horizonte. Compõem ainda este roteiro a Rua do Amendoim e o Parque das Mangabeiras.

Bairro: Centro
 
-Rua do Amendoim 

  -Na verdade, chama-se rua Professor Otávio Magalhães. Esta pequena rua, no bairro das Mangabeiras, e pouco abaixo da Praça do Papa, faz parte do folclore turístico da cidade. Ninguém sabe ao certo como, quando e quem descobriu o curioso fenômeno ótico que acontece neste trecho de asfalto. Quando os carros são desligados, eles sobem, ao invés de descerem, a suave ladeira.

Bairro: Centro

-Serraria Souza e Pinto 

  -A Serraria Souza Pinto foi erguida em 1912. É uma das primeiras construções da capital a utilizar estruturas de ferro e se constitui num dos belos exemplares da arquitetura industrial do início do século. Tombada em 1981 pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais e restaurada em 1997, destina-se à realização de shows, feiras, cursos, congressos e exposições.
Créditos: Acervo Belotur

Endereço: Avenida Assis Chateaubriand, 809 - Centro
Bairro: Centro
Tel: (31) 213-3434
 
-UFMG 

  -Inaugurada em 1989, a Universidade Federal de Minas Gerais surgiu com o propósito de ser um instrumento de integração entre a universidade e a sociedade. Oferece espaço para a difusão das mais diferentes manifestações culturais. Funciona no antigo prédio da Escola de Engenharia.
Créditos: Acervo Belotur

Endereço: Avenida Santos Dumont, 174.
Bairro: Centro

-Toca da Raposa II - Estádio do Cruzeiro

  -A Toca da Raposa II é o centro de treinamentos da equipe profissional do Cruzeiro. Considerada como uma das mais modernas estruturas de futebol de todo o mundo, a Toca II foi inaugurada em março de 2002. A área total da Toca II é de 83 mil metros quadrados, com 4,2 mil metros quadrados de espaço edificado. Neste espaço encontram-se quatro campos de treinamento, piscina térmica, quadra poliesportiva, solarium, restaurante, hotel com 26 apartamentos, salão de jogos, sala de cinema, escritórios administrativos, além de modernos departamentos de nutrição e médico, composto por consultórios de clínica geral, ortopedia, odontologia, fisioterapia, fisiologia e sala de raio X.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

  -Artesanato do Afonso Pena - A maior feira em espaço aberto da América Latina conta com 3.00 barracas onde são expostos e vendidos trabalhos artesanais em couro, metal, vidro, cerâmica, madeira, fios, etc.; além de comidas ebebidas típicas.
Localização: Av. Afonso Pena (entre a Rua da Bahia e Av. Carandaí), Centro- Tel: 222-2544.
Funcionamento: Domingo de 8:00h às 14:00h

  -Flores e Plantas Naturais - Exposição e venda dos mais variados tipos de flores e plantas naturais.
Localização: Av. Bernado Monteiro com Av. Brasil
Funcionamento: 6ª feira de 14:00h às 21:00h.

  -Comidas e Bebidas Típicas e Antiguidades - Exposição e venda de peças antigas, comidas e bebidas típicas de várias regiões.
Localização: Av. Bernado Monteiro com Av. Brasil
Funcionamento: Sábado de 8:00h às 17:00h.

  -Flores Artificiais - Exposição e venda de flores artificiais
Localização: Praça Sete- Rua Carijós, entre a Av. Afonso Pena e Rua São Paulo- Rua Rio de Janeiro entre a Av. Afonso Pena e a Rua Tupinambás.
Funcionamento: 2ª a 6ª feira de 8:00h às 18:00h

  -Filatelina e Numismática - Exposição, troca e comercialização de selos, cédulas e moedas.
Localização: Parque Municipal
Funcionamento: Domingo de 8:00h às 12:00h.

-Janeiro

  -Festival Internacional de Teatro-FIT-BH- Palco & Rua Promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte, através da Secretaria Municipal de Cultura, apresenta espetáculos, oficiais, mostras, exposições, performances e palestras.
Localização: Bienal

-Fevereiro

 -Carnaval - Caracteriza-se por bandas nas Ruas da Cidade, homens vestidos de mulher, crítica política e social e bailes nas diversas administrações regionais da Prefeitura.

-Maio a Junho 

 -Esposição Agropecuária

-Junho

 -Festas Juninas - A Prefeitura promove o Arraial de Belô, com uma réplica de uma Cidade do interior, onde são realizados shows da música regional, funcionan barracas com a culinária mineira e se apresentam grupos de quadrilha adulto, infantil e da terceira idade.

-Julho

 -Festival Nacional da Cachaça

 -Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador

-Agosto

 -Feira Agroindustrial do Leite

-Setembro

 -02 a 09 - Semana do Cavalo Campolina

 -2ª quinzena - Concurso Internacional de Hipismo

-Novembro

  -Carnabelô - Carnaval fora de época

-Dezembro

  -Dia 12 - Festa de aniversário da cidade

 

      -Toca da Raposa II - Estádio do Cruzeiro

       -A Toca da Raposa II é o centro de treinamentos da equipe profissional do Cruzeiro. Considerada como uma das mais modernas estruturas de futebol de todo o mundo, a Toca II foi inaugurada em março de 2002. A área total da Toca II é de 83 mil metros quadrados, com 4,2 mil metros quadrados de espaço edificado. Neste espaço encontram-se quatro campos de treinamento, piscina térmica, quadra poliesportiva, solarium, restaurante, hotel com 26 apartamentos, salão de jogos, sala de cinema, escritórios administrativos, além de modernos departamentos de nutrição e médico, composto por consultórios de clínica geral, ortopedia, odontologia, fisioterapia, fisiologia e sala de raio X.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE

E-mail:

Telefones: (31) 3224-3099

Sites: http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

Aéreo:

Aeroporto Internacional Tancredo Neves  - Confins-MG

PABX: (31) 3689-2700     
FAX: (31) 3689-2090
Distância do Centro: 38 km de Belo Horizonte

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DE REGISTRO DE TÍTULOS E DOCUMENTOS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (31) 3224-6630

Sites: http://www.1rtdbh.com.br

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (31) 3239-7100

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites de Fotos e Informações:

-www.citybrazil.com.br

-www.idasbrasil.com.br

-www.ondehospedar.com.br

-www.pbh.gov.br

-http://pt.wikipedia.org

-http://www.mg.superesportes.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

-Daniel de Oliveira - ator

-Daniela Cicarelli - modelo, atriz e apresentadora de TV

-Débora Bloch - atriz

-Débora Falabela - atriz

-Myriam Rios - atriz, apresentadora de TV e política

-Aécio Neves - político

-Lô Borges - músico

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Belo Horizonte

A MELHOR CIDADE DO MUNDooOoOO!!!!AMO BH DO FUNDO DO MEU CORAÇÃO!!MAS INFELIZMENTE NEM TDOS OS MINEIROS DÃO O VALOR Q ELA MERECE!!CAPITAL M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A!!!!♥BH♥
Por: ANA PAULA ARÊDES SEGHETTO

Em sendo, eu,) BH(Benicio Helder) e minha esposa MG(Maria das Graças), sentí uma emoção ímpar ao conhecer BH(Belo Horizonte) a linda Capital das MG(Minas Gerais). Não sei se, pela coincidência das iniciais de nossos nomes, me apaixonei pela BH/MG de todos os brasileiros.
Por: Benicio Helder Pinheiro(bereh)

BH,cidade grande com jeito de cidade do interior,povo hospitaleiroe acolhedor,quem conheçe Bh nao se esqueçe nunca mais.ò lugar baõ de se viver e visitar.
Por: cibeli cristina de souza

Conheci BH e jamais esquecerei desta linda cidade de pessoas carismáticas e hospitaleiras.Que saudade tenho de ti BH!
Por: Simone

Saudades da minha terra maravilhosa,sinto muita falta de tudo e de todos ai de BH.Bjos para esta maravilhosa e Rica Cidade.Valeu BH
Por: FERNANDA

Nasci e vivo em Belo Horizonte. Aqui encontrei as melhores coisas da minha vida: o Palácio das Artes, com uma programação maravilhosa; a Feira Hippie, recanto do talento do povo que se mostra em forma de artesanato; o Parque Municipal, com uma grande área verde para o lazer da família, além de bares, restaurantes e shoppings, onde os visitantes podem conhecer um pouco de nós, visualizando sempre, de onde quer que vá, a linda Serra do Curral, onde se esconde o mais "Belo Horizonte" que já se viu.
Por: Nádia Alves Pereira

Depois que saí de BH sinto uma saudade que nunca pensei que sentiria. Fico pensando como estão as ruas, o que esta rolando, repassando na memória os lugares, os barulhos, o burburinho. Belo Horizonte, como as outras cidades de Minas, que faz nossa identidade, quando estou fora, que saudade da comida mineira, que saudade da minha raiz cultura, da minha gente....
Por: Lu

Nasci em Belo Horizonte há 62 anos e adoro a cidade. Das grandes capitais, talvez seja a melhr para se morar, sem a violência do Rio de Janeiro, a correria de São Paulo e a parafernália estereotipana. E aqui se come o melhor pão de queijo do mundo!
Por: Milton

EU CONSIDERO A PRAÇA DO CORETO DE CONTAGEM UMAS DAS MAIS BELAS!!!
Por: THAYNÁ VIEIRA

Eu nasci em Belo Horozonte no ano de 2000. Ela é a melhor cidade deste mundo para morar Eu amo Belo Horizonte e sempre vou amar.
Por: LAURA

Belo Horizonte e uma cidade que gostaria de morar.Porque uma cidade muito linda!
Por: Flávio Cardoso Morais.

minha familha mora em minas mais nunca vi um lugar igual a esse
Por: julio cesar rodrigues ferreira

eu moro aki em bh e não troco essa cidade por nada nesse mundo.minas pode não ter mar mais em compensação tem muita alegria e diversão...eu amo BH radicalmenteeeeeee!!!!!
Por: carolina nóbrega

Não troco BH por nada deste mundo! Mesmo por CURITIBA que dizem ser muito organizada. Venham para BH,não há como não se apaixonar! JOSIMAR-BH
Por: JOSIMAR DE SALES COSTA

Belo Horizonte é uma cidade que nasci ,uma das mais bonitas do mundo,chega a ser comparada á frança por sua beleza e seus habitantes .Moro em Ibirité, mas,nasci em Belo. Visitem no site a cidade de IBIRITÉ
Por: Maicon Henrique

Apesar de não morar em Belo Horizonte (infelizmente), eu amo esta cidade. É como se tivesse nascido nela.
Por: Marcos

Nossa!!! eu sou uma pessoa que não poderia deixar de fazer um comentário sobre esta maravilhosa cidade, afinal sou filha dela. Amo de paixão morar aki. Não é atoa que a cidade é musa de vários poetas e compositores. Venha e entenda o que eu tô falando uai!!!
Por: Mirtes Mary Alves Teixeira

É impressionante a beleza da Capital Mineira... Aconchegante, respira um ar interiorano q encanta a tdos q que visitam... é um convite a cultura do Brasil... Bjo minerada...
Por: Janaína Ribeiro

Sou mineiro,nasci nesse belo estado,adoro pão de queijo,mais infelismente não conheco essa mais bela capital q é segundo em mulheres mais bonitas do país.Agora sinto ainda mais privilegiado de ser norte mineiro.
Por: GILSON CLEITON

Fundada em 12/12/1897, BHTE fica aos pés da Serra do Curral, tendo uma população que é uma síntese de Minas, pois, nela residem pessoas originadas de quase todas as localidades do Estado, tendo, por isso, uma cultura de costumes variada. O belorizontino é conservador como o povo mineiro.Tem prazer em receber visitas. Indo a BH, você tem que visitar a Pampulha(JK), a Praça da Liberdade(hoje Centro Cultural), o Mirante das Mangabeiras para ver toda a cidade, o Mercado Velho onde você acha de tudo que Minas tem a oferecer(não se esqueça do queijo mineiro, bão de mais!É porta de entrada para as cidades históricas. O mineiro observa muito, de pouca fala, vigia a liberdade e luta por ela se preciso, ama o Brasil acima de tudo.O melhor de BH, não é a cidade em si, que é maravilhosa. O melhor de BH é o espírito de Minas que você precisa conhecer!
Por: Antonio Vitor

belissima metrópole, a feira de domingo da av Afonso pena e fantástica.... Quase uma 25 de março, Minas Gerais estyado maravilhoso!!!!!!!!!!!!!
Por: celia

O NOME DA CIDADE DIZ QUE LINDO HORIZONTE, TEM UM LINDO MINISTERIO IGREJA BATISTA DA LAGOINHA, A PAMPULHA... TRABALHEI ALGUNS ANOS AI... ESTOU EM SP ... MAS GOSTO DESTA CAPITAL MINEIRA.
Por: OSMAR VALÉRIO

B.H minha cidade natal;que amuuu muitu.beijos B.H, moro em rib, preto,mas meo coração mora em B.H
Por: marcia aguiar

eu amo a cidade de BH tenho muito orgulho de ser dessa cidade moro em outro estado mas BH mora no meu coracao
Por: eliane

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Belo Horizonte
Fundação:
1893
Altitude:
858m
População:
2.139.125 habitantes
Área:
331,9km²
Densidade Demográfica:
6.445,09hab/km²
CEP:
30000-000

Envie seu comentário sobre Belo Horizonte